Munch
Será a eutanásia moralmente aceitável? - AQUI
Faustino Vaz, «O problema ético da Eutanásia» , in Crítica
É útil saber que o
termo "eutanásia" significa literalmente "morte boa" ou
"morte feliz". É verdade que os casos reais envolvem dor e angústia.
Mas o significado literal do termo capta um importante aspeto da eutanásia: a
morte que dela resulta é para benefício do paciente.
Podemos então dizer que a
eutanásia consiste em produzir ou acelerar intencionalmente a morte de alguém
para seu benefício. Parece haver uma diferença entre produzir e acelerar.
Produzir, neste caso, implica matar; acelerar implica deixar morrer.
A definição dada tem
a vantagem de mostrar que o problema ético da eutanásia não se esgota numa
pergunta. A sua formulação é a seguinte: será permissível que as pessoas,
especialmente aquelas que se encontram numa fase terminal da vida e em
sofrimento agudo, determinem o fim das suas vidas? Se sim, é permissível que
solicitem medidas activas que as matem? Ou é antes permissível que apenas
solicitem que as deixem morrer, pedindo aos médicos que se abstenham de as
tratar?
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EUTANÁSIA
“Boa morte”
Ato de
causar intencionalmente a morte de um individuo para por fim a um estado
terminal de sofrimento intenso
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VOLUNTÁRIA
Quando o indivíduo a quem é praticada a eutanásia pede
explícita e consistentemente para morrer
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ATIVA
Quando a morte é o resultado da intervenção humana
PASSIVA
Quando se “deixa morrer” o paciente
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INVOLUNTÁRIA
Quando o
indivíduo a quem é praticada a eutanásia não tem capacidade para a negar ou
pedir
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Problema filosófico
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Questões
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As pessoas adultas capazes de pensar racionalmente estão aptas a pensar
por si próprias e sabem o que é melhor para si.
Admitindo isto, por que negar-lhes o direito a morrer?
Como recusar novos tratamentos?
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A eutanásia é
moralmente repreensível?
Há
moralmente o direito de decidir como e quando morrer?
Se existe o
direito de decidir como e quando morrer, há por parte dos outros obrigação a moral
ou o dever de ajudar?
Há diferença
entre a eutanásia ativa e a eutanásia passiva?
Podemos
julgar indistintamente a morte a pedido e a morte dos que não podem pedir
para morrer?
Que
legislação traduz o que está moralmente certo?
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