A dúvida metódica e o acesso à verdade - aqui
PRIMEIRA MEDITAÇÃO
Das coisas que se podem pôr em dúvida
Notei, há alguns
anos já, que, tendo recebido desde a mais tenra idade tantas coisas falsas por
verdadeiras, e sendo tão duvidoso tudo o que depois sobre elas fundei, tinha de
deitar abaixo tudo, inteiramente, por uma vez na minha vida, e começar, de novo,
desde os primeiros fundamentos, se quisesse estabelecer algo de seguro e
duradouro nas ciências. (…) Então, hoje, eu que oportunamente libertei o espírito de todos os cuidados e me procurei um ócio seguro num retiro solitário, vou dedicar-me, por fim, com
seriedade e livremente, a destruir em geral as minhas opiniões.
Para isso não será
necessário mostrar que todas são falsas, o que possivelmente eu nunca iria
conseguir. Mas porque a razão me persuade que não devo menos cuidadosamente
coibir-me de dar o meu assentimento às coisas que não são plenamente certas e
indubitáveis do que às abertamente falsas, para rejeitá-las todas basta que se
me depare em uma delas qualquer razão de dúvida. Para isso, não tenho de
percorrê-las cada uma em particular, trabalho que seria sem fim: porque uma vez
minados os fundamentos, cai por si tudo o que está sobre eles edificado,
atacarei imediatamente aqueles princípios em que se apoiava tudo o que
anteriormente acreditei.
Sem dúvida, tudo
aquilo que até ao presente admiti como maximamente verdadeiro foi dos sentidos
ou por meio dos sentidos que o recebi. Porém, descobri que eles por vezes nos
enganam, e é de prudência nunca confiar naqueles que, mesmo uma só vez, nos
enganaram.
Mas ainda que os
sentidos nos enganem algumas vezes sobre coisas pequenas e afastadas, há
todavia muitas outras de que não podemos duvidar, embora as recebamos por eles:
como, por exemplo, que estou aqui, sentado junto à lareira, vestido com um
roupão de Inverno, que toco este papel com as mãos, e outros factos
semelhantes. E ainda, qual a razão por que se poderia negar que estas próprias mãos
e todo este meu corpo são meus? (…)
Ora muito bem, como
se eu não fosse um homem que costuma dormir de noite e consentir em sonhos as
mesmas coisas, ou também, algumas vezes, outras menos verosímeis, que aqueles
alienados quando estão despertos! Com efeito, quantas vezes me acontece que,
durante o repouso noturno, me deixo persuadir de coisas tão habituais como que
estou aqui, com o roupão vestido, sentado à lareira, quando todavia estou
estendido na cama e despido! Mas agora, observo este papel seguramente com os
olhos abertos, esta cabeça que movo não está a dormir, voluntária e conscientemente
estendo esta mão e sinto-a: o que acontece quando se dorme não parece tão
distinto. Como se não me recordasse de já ter sido enganado em sonhos por
pensamentos semelhantes! Por isso, se reflicto mais atentamente, vejo com
clareza que vigília e sonho nunca se podem distinguir por sinais seguros, o que
me espanta (…).
(…) a Aritmética, a
Geometria e outras ciências desta natureza, que só tratam de coisas
extremamente simples e gerais e não se preocupam em saber se elas existem ou
não na natureza real, contêm algo de certo e indubitável. Porque, quer eu
esteja acordado quer durma, dois e três somados são sempre cinco e o quadrado
nunca tem mais do que quatro lados e parece impossível que verdades tão
evidentes possam incorrer na suspeita de falsidade.
Todavia, está
gravada no meu espírito uma velha crença, segundo a qual existe um Deus que
pode tudo e pelo qual fui criado tal como existo. Mas quem me garante que ele
não procedeu de modo que não houvesse nem terra, nem céu, nem corpos extensos,
nem figura, nem grandeza, nem lugar, e que, no entanto, tudo isto me parecesse
existir tal como agora? E mais ainda, assim como concluo que os outros se
enganam algumas vezes naquilo que pensam saber com absoluta perfeição, também
eu me podia enganar todas as vezes que somasse dois e três ou contasse os lados
de um quadrado, ou em algo de mais fácil ainda, se é possível imaginá-lo. (...)
Vejo-me constrangido a reconhecer que não existe nada, naquilo que outrora
reputei como verdadeiro, de que não seja lícito duvidar. (...)
Vou supor, por consequência,
não o Deus sumamente bom, mas um certo génio maligno, ao mesmo tempo
extremamente poderoso e astuto, que pusesse toda a sua indústria em me enganar (...)
Descartes, Meditações sobre a
Filosofia primeira
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