Dois Requisitos
para o Conhecimento: Crença e Verdade
Devemos fazer notar
duas ideias que fazem parte do conceito de conhecimento. Primeiro, se S sabe
que p (que uma proposição é verdadeira), então tem de
acreditar que p. Segundo, se S sabe que p,
então p tem de ser verdadeira. O conhecimento requer tanto a
crença quanto a verdade. Comecemos pela segunda ideia. As pessoas às vezes
dizem que sabem coisas que mais tarde se revelam falsas. Mas isto não é saber
coisas que são falsas, é pensar que se sabem coisas que, de
facto, são falsas.
O conhecimento tem
um lado subjectivo e um lado objectivo. Um facto é objectivo se a sua verdade
não depende de como é a mente das pessoas. É um facto objectivo que a Serra da
Estrela está 2 000 metros acima do nível do mar. Um facto é subjectivo se não é
objectivo. O exemplo mais óbvio de um facto subjectivo é uma descrição do que
acontece na mente de alguém.
Se uma pessoa
acredita ou não que a Serra da Estrela está a 2 000 metros acima do nível do
mar é uma questão subjectiva, mas se a montanha tem realmente essa propriedade
é uma questão objectiva. O conhecimento requer tanto um elemento subjectivo
como um elemento objectivo. Para que S conheça p, p tem
de ser verdadeira e o sujeito, S, tem de acreditar que pé
verdadeira.
Terceiro
Requisito: Justificação
Apontei duas
condições necessárias para o conhecimento: o conhecimento requer crença e
requer verdade. Mas será que isto é suficiente? Será que estas duas condições
não são apenas separadamente necessárias, mas também conjuntamente suficientes?
É a crença verdadeira suficiente para o conhecimento?
Pensemos num
indivíduo, Clyde, que acredita na história do Dia do Porco do Campo. Clyde
pensa que se o Porco do Campo vir a sua própria sombra, a Primavera virá mais
tarde. Suponha-se que Clyde põe este princípio idiota em prática este ano. Ele
tem informações que o fazem pensar que a Primavera virá mais tarde. Suponha-se
que Clyde acaba por ter razão acerca deste facto. Se não existir nenhuma
conexão lógica entre o facto de o porco do campo ter visto a sua própria sombra
e o facto de a Primavera vir mais tarde, então Clayde terá uma crença
verdadeira (a Primavera virá tarde), mas não terá conhecimento.
Que será então
necessário, para além da crença verdadeira, para que alguém possua
conhecimento? A sugestão mais natural é a de que o conhecimento requer dados de
apoio, ou uma justificação racional. Note-se que ter uma justificação não é
apenas pensar que se tem uma razão para acreditar em algo.
Que significa dizer
que um indivíduo tem uma crença “justificada” na proposição p? Uma
justificação pode ter a forma de um argumento dedutivo, de um argumento
indutivo ou de um argumento abdutivo. Talvez existam outras opções além destas
três. Mas, o que quer que seja que entendemos por “justificação”, parece
plausível dizer que as crenças que são defendidas irracionalmente não são casos
de conhecimento (mesmo que elas sejam verdadeiras).
5. A Teoria CVJ
Suponhamos que o
conhecimento requer estas três condições. Será que isto é suficiente? Será que
estas condições não são apenas separadamente necessárias, mas também
conjuntamente suficientes? Chamarei CVJ à teoria que afirma que assim é. Esta
teoria diz que ter conhecimento é a mesma coisa que ter crenças verdadeiras
justificadas:
(CVJ) Para que
qualquer indivíduo S e para qualquer proposição p, S conhece p se
e somente se
1.
S acredita em p
2.
p é verdadeira
3.
a crença de S em p está
justificada
A Teoria CVJ afirma
uma generalização. Diz o que é o conhecimento para qualquer pessoa
e para qualquer proposição p. Por exemplo,
suponhamos que S és tu e que p = “A Lua é
feita de queijo verde”. A teoria CVJ diz o seguinte: se sabes que a Lua é feita
de queijo verde, então os enunciados 1, 2 e 3 devem ser verdadeiros. E se não
sabes que a Lua é feita de queijo verde, então pelo menos um dos enunciados de
1 a 3 deve ser falso. Tal como na definição de solteiro discutida antes, a
expressão “se, e somente se” diz-nos que são dadas condições necessárias e
suficientes para o conceito definido.
(...)
(...)
Elliott
Sober – retirado do site http://criticanarede.com/fil_conhecimento.html
Selecione a alternativa correta:
1. A
crença é…
O Conhecimento é uma
crença verdadeira justificada
(três condições necessárias) |
Não se pode conhecer algo sem acreditar no
que se diz conhecer.
Temos
de acreditar que a proposição é verdadeira
|
O que não é verdadeiro não pode ser objeto
de conhecimento.
A
proposição conhecida tem de ser verdadeira
|
|
A crença verdadeira não pode ser apenas uma
opinião.
Tem
de haver boas razões para acreditar na proposição
|
Selecione a alternativa correta:
2 2. O
que torna uma crença verdadeira é…
3 3. Analise
as afirmações e indique a opção correta:
1.
O facto de alguém ter uma crença verdadeira
não significa que tenha conhecimento
2.
A justificação é uma condição suficiente para
o conhecimento
3.
Uma crença está justificada quando há boas
razões a favor da sua verdade
4.
A crença verdadeira é condição suficiente para
o conhecimento
|
4 4. Um
sujeito sabe que P a priori se …
5 5. Um
argumento é a posteriori se…
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