Menez
Retire um livro
retangular da sua estante e olhe para a capa. Qual é a cor predominante, e
quantos lados tem? Ao responder a estas questões, o leitor fica a saber duas
coisas acerca deste livro, e esses dois factos mostram uma importante distinção
entre duas maneiras que temos de adquirir conhecimento.
Para ficarmos a saber a
cor do livro temos que observá-lo (ou pedir a alguém que o faça por nós). A
justificação para a sua crença acerca da sua cor é fornecida pela experiência
(nossa ou de outrem). Mas não precisamos de olhar para um livro rectangular para
sabermos quantos lados tem. Sabemos que os rectângulos têm quatro lados pelo
simples facto de pensarmos o que é um rectângulo. Adquirimos este conhecimento
usando apenas os nossas poderes de raciocínio; não temos de considerar a
informação dada pelos nossos sentidos. O conhecimento que é justificado pela
experiência é denominado conhecimento a
posteriori ou conhecimento empírico. O conhecimento em que a experiência
não tem um papel justificatório é denominado conhecimento a priori.
Dan O'Brien, Introdução à Teoria do Conhecimento
Sem comentários:
Enviar um comentário