Temos conhecimento
de dois tipos de explicação de acontecimentos, duas maneiras diferentes de os objetos
causarem acontecimentos. Há a causalidade inanimada e a causalidade
intencional. Quando a dinamite produz uma explosão particular, fá-lo porque
tem, como uma das suas propriedades, o poder e a possibilidade de exercer esse
poder sob certas condições – quando é inflamada à temperatura e pressão
adequadas. A dinamite tem de dar origem a uma explosão sob essas condições; não
tem opção e não há nada de deliberado nisso.
Mas suponha o leitor que a dinamite se
inflamou porque um terrorista pegou fogo à dinamite porque tinha o poder de o
fazer, acreditava que fazê-lo iria causar uma explosão e tinha o propósito de
causar uma explosão. Escolheu incendiar a dinamite; podbbbberia ter agido de
outra maneira. Aqui temos dois tipos de explicação. A primeira em termos de
poderes e possibilidades, é uma explicação inanimada. A segunda, em termos de
poderes, crenças e propósitos, é intencional(…). (…) certos acontecimentos são
causados intencionalmente por pessoas.
Richard Swinburne, Será que Deus
Existe?
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