Todos os objectos da razão ou
investigação humanas podem naturalmente dividir-se em duas classes, a saber,
Relações de Ideias e Questões de Facto.
Do primeiro tipo são as ciências da
Geometria, Álgebra e Aritmética e, em suma, toda a afirmação que é intuitiva ou
demonstrativamente certa. Que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos
quadrados dos dois lados é uma proposição que exprime uma relação entre estas
figuras. Que três vezes cinco é igual à metade de trinta expressa uma relação
entre estes números. Proposições deste tipo podem descobrir-se pela simples
operação do pensamento, sem dependência do que existe em alguma parte no
universo. Ainda que nunca tivesse havido um círculo ou um triângulo na
natureza, as verdades demonstradas por Euclides conservariam para sempre a sua
certeza e evidência.
As questões de facto, que
constituem os segundos objectos da razão humana, não são indagadas da mesma
maneira, nem a nossa evidência da sua verdade, por maior que seja, é de
natureza semelhante à precedente. O contrário de toda a questão de facto é
ainda possível, porque jamais pode implicar uma contradição, e é concebido pela
mente com a mesma facilidade e nitidez, como se fosse idêntico à realidade. Que
o Sol não se há-de levantar amanhã não é uma proposição menos inteligível e não
implica maior contradição do que a afirmação de que ele se levantará. Por
conseguinte, em vão tentaríamos demonstrar a sua falsidade.
David Hume, Investigação
Sobre o Entendimento Humano
Conhecimento proposicional - tipos de conhecimento
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Relações de Ideias
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Questões de facto
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São conhecimentos a priori.
A verdade das proposições e a validade dos
argumentos não dependem da experiência
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São conhecimentos a posteriori
A verdade das proposições que se referem a
factos depende do exame empírico
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As relações de ideias são verdades
necessárias
É logicamente impossível a sua negação
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A verdade das proposições de facto é
contingente
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As proposições que exprimem e combinam relações
de ideias não nos dão conhecimento sobre o que se passa no mundo –
circunscrevem-se ao domínio das entidades abstratas
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As proposições que se referem a factos visam
descobrir coisas sobre o mundo e dar conhecimento sobre o que nele existe ou
acontece
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Princípio empirista
– Bifurcação de Hume
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O conhecimento da
natureza é empírico
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Ajudou, obrigado.
ResponderEliminarMuito bom
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