Textos/ Conteúdos



TEXTOS - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (LINKS)



10º ANO

LINKS PARA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS




O QUE É A FILOSOFIA? 




TEXTOS/ CONTEÚDOS


Razões para estudar filosofia  (Nigel Warburton) + links relacionados

A dimensão discursiva do trabalho filosófico (Anthony Weston) + síntese + fichas

Como aprendemos filosofia (Simon Blackburn)

O caráter inevitável da filosofia (Desidério Murcho)

A filisofia como atividade crítica (Jerome Stolnitz)

As questões filosóficas (Thomas Nagel) +Síntese/ esquemas

As perguntas da filosofia (Simon Blackburn) + ficha de trabalho

A atividade da filosofia  (Nigel Warburton)
 
O valor da filosofia (Bertrand de Russel)

O que é a filosofia (John Stand)

A importância de estudar filosofia (Nigel Warburton)

O que é a filosofia (Thomas Nagel)

O que é a filosofia (Thomas Nagel)

Perguntas da filosofia (Simon Blackburn) + esquema

Para que serve a filosofia (Simon Blackburn)

Problemas filósofos e  disciplinas filosóficas 

Perguntas da Vida (Fernando Savater)
                   
As questões da filosofia (Simon Blackburn)

A dimensão prática da filosofia  (John Perry)

Para que serve a filosofia (Simon Blackburn)

Aprender filosofia ou aprender a filosofar? (Kant)

Filosofia e ação (John Perry)

Reflexão filosófica (Saviani)



A DIMENSÃO DISCURSIVA DO TRABALHO FILOSÓFICO

TEXTOS/ CONTEÚDOS


Avaliar argumentos (J. Rachels)  + síntese/ esquemas

Validade, solidez e cogência

A dimensão discursiva do trabalho filosófico (Anthony Weston) + síntese + fichas (2015)

A dimensão discursiva do trabalho filosófico (Anthony Weston) + síntese - fichas

 A filosofia como atividade argumentativa (Nigel Warburton)

O que é a argumentação?  (Anthony Weston)                             

Avaliar argumentos (J. Rachels)                      

Conselhos para avaliar argumento(J.Rachels))                         



A AÇÃO HUMANA: ANÁLISE E COMPREENSÃO DO AGIR

I- A REDE CONCEPTUAL DA AÇÃO


A ação humana  (Fernando Savater)                                

O conceito de ação  (E. Anscombe)                                  

Acontecimentos e ações  (Fernando Savater)

Causalidade natural e causalidade intencional (Richard Swinbume)

As condicionantes da ação humana (E. Goreth)

Egoísmo psicológico (Elliot Sober)

As pessoas serão responsáveis pelo que fazem? (J. Rachels)






II- DETERMINISMO E LIBERDADE NA AÇÃO HUMANA



O libertismo (J. Rachels)

O dilema do determinismo (J.Rachels)

O problema do compatibilismo (J.Rachels)

O Compatibilismo (R. Rachels)

O homem é liberdade (J.P. Sartre)


Determinismo Radical  (Thomas Nagel)


Libertismo - Síntese


Fatalismo (S. Blackburn)












Critérios valorativos - Dilema Moral - Lawrence Kohlber


II- VALORES E CULTURA: A DIVERSIDADE E O DIÁLOGO DE CULTURAS


Relativismo cultural (Harry Gensler)


Valores objetivos (Harry Gensler)

Subjetivismo axiológico (Harry Gensler)

Objeções ao subjetivismo (Harry Gensler)







Imperativo categórico

Crime e castigo - Dostoiésvki

Conflitos de deveres   - J. Rachels

Dilemas morais e responsabilidade  -  Gerry Wallace        






III- ÉTICA, DIREITO E POLÍTICA









A DIMENSÃO ESTÉTICA: ANÁLISE E COMPREENSÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA





A arte como expressão






TEMAS/ PROBLEMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO


A Eutanásia - Helga Kuhse


Os animais têm direitos? - Pedro Galvão

O aborto - Peter Singer



Camus: o Absurdo e a Finitude



TEXTOS - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (LINKS)


11º ANO


  RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA







1.3. Argumentação, Filosofia e Retórica

Lógica informal (Síntese; fichas de trabalho)

O âmbito e os meios da Retórica (Aristóteles)

Avaliar Argumentos (J. Rachels)



















ORIENTAÇÕES FILOSOFIA



PROGRAMA DE FILOSOF



Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...