domingo, 4 de maio de 2014

A evolução da ciência segundo Popper



Podemos dizer que o crescimento do nosso conhecimento é o resultado de um processo muito parecido com aquilo a que Darwin chamou «selecção natural», ou seja, da seleção natural de hipóteses: o nosso conhecimento consiste, em cada momento, naquelas hipóteses que mostraram a sua aptidão (comparativa) ao sobreviver até agora na sua luta pela existência, uma luta competitiva que elimina as hipóteses inaptas.

Podemos aplicar esta interpretação ao conhecimento dos animais e ao conhecimento pré-científico. O que é peculiar no conhecimento científico é o seguinte: nele torna-se mais dura a luta pela existência através da crítica consciente e sistemática das nossas teorias. Deste modo, enquanto o conhecimento dos animais e o conhecimento pré científico crescem sobretudo através da eliminação daqueles que mantêm as hipóteses inaptas, a crítica científica  faz frequentemente as nossas teorias perecerem em vez de nós, eliminando as nossas crenças antes que essas crenças conduzam à nossa eliminação.

                                                         Karl Popper, Conhecimento Objetivo


EVOLUÇÃO E OBJETIVIDADE DA CIÊNCIA

Progresso científico - eliminação das teorias menos aptas

A ciência progride através de um processo seletivo de eliminação de erros, onde teorias anteriormente corroboradas são, por fim, falsificadas e substituídas  por outras.
o   Quando uma teoria foi refutada por testes experimentais e é substituída por uma conjetura que resistiu a testes severos sendo corroborada, há progresso científico

o   Hoje estamos mais próximos da verdade do que há séculos atrás porque conjeturas mais falsificáveis foram refutadas, foram-se eliminando erros.
As conjeturas que resistem ao teste da crítica e da falsificação aproximam-se da verdade.
O progresso científico mede-se aproximação à verdade objetiva.
A ciência tem como meta a verdade que é inalcançável:

o   As teorias são conjeturas, nunca se provam definitivamente
  o   Uma teoria origina novos problemas  
Racionalidade científica e objectividade
     Adoção de uma atitude crítica em relação às teorias científicas, sujeitando-as a testes que as refutem
    A verdade ou falsidade de uma teoria é independente de crenças ou   opiniões e depende apenas da sua     a correspondência aos factos
    A  teoria científica resulta de critérios objetivos - a resistência aos testes empíricos. ciência é objetiva porque     uma conjectura é sujeita a testes severos independentemente do cientista que a propõe e do contexto social.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...