quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O problema do mundo exterior


Matisse
É uma questão de facto se as percepções dos sentidos são produzidas por objetos externos, a elas semelhantes: como irá decidir-se tal questão?
Pela experiência, certamente, como todas as outras questões de natureza similar. Mas, aqui, a experiência é e deve ser inteiramente muda. A mente nunca tem algo presente a si a não ser as perceções e, possivelmente, não pode obter qualquer experiência da sua conexão com os objetos. Por conseguinte, a suposição de uma tal conexão é desprovida de todo o fundamento no raciocínio.

                                                             
                            Hume, Investigação sobre o entendimento Humano


A realidade do mundo físico
Temos a crença num mundo exterior às nossas mentes que é a causa das nossas impressões

Acreditamos que as percepções sensíveis são causadas pelos objetos físicos
Não podemos confundir os objetos exteriores à nossa mente com as nossas percepções dos mesmos

O que está presente na nossa mente não são os objetos reais mas sim uma imagem ou representação – não estamos em contato direto com o mundo exterior.
A nossa experiência não pode estender-se para além das nossas impressões e estas não podem ser confundidas com os objetos em si mesmos

De acordo com a ideia de causalidade não podemos atribuir aos objetos a causa das nossas percepções porque não há observação de conjunção constante entre percepções e objetos físicos, uma vez que a conjunção constante verifica-se entre impressões ou percepções e não entre percepções e objetos físicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...