A lógica clássica sugere que o
bom argumento é sólido, ou seja, válido e com premissas verdadeiras. Embora
esta concepção de bom argumento seja útil para modelar muitos tipos de
argumentos, o apelo a premissas verdadeiras ajusta-se mal a muitos contextos
informais, frequentemente caracterizados por crenças hipotéticas e incertas,
por discordâncias profundas sobre o que é verdadeiro e o que é falso, por
afirmações éticas e estéticas que não são facilmente categorizadas como
verdadeiras ou falsas e por contextos variados nos quais hipóteses
completamente diferentes podem ser aceitas ou rejeitadas.
(...)
A retórica e a lógica informal
também compartilham um interesse mútuo (apesar de relativamente inexplorado, no
caso da lógica informal) pelo papel que o caráter (ou ethos) exerce ao
determinar se um argumento é convincente. Visto sob esse aspecto, um dos
objetivos da argumentação deveria ser o estilo capaz de convencer a audiência
de que alguém é merecedor de crédito e confiança. Argumentadores que se
permitem insultos e exageros frequentes dificilmente alcançariam este objetivo,
porque seus argumentos minam sua própria credibilidade, criando a impressão de
que não são de confiança.
Nestes contextos, um argumentador
que deseja persuadir uma audiência de um ponto de vista particular (geralmente
a razão para argumentar, em primeiro lugar), deve prestar atenção às atitudes
da audiência a que o argumento é dirigido. Mesmo que sejam verdadeiras, as
premissas que não são aceitas por uma audiência não a convencerão da conclusão
de um argumento. Assim, Tindale [1999] desenvolveu uma abordagem que considera
e avalia argumentos do ponto de vista da audiência a que são dirigidos. Ele
preserva a tradição que caracteriza a retórica Aristotélica e que sustenta que
um bom argumentador apela para o pathos da audiência.
Leo Groarke (2011), "Lógica Informal", in Crítica
MEIOS DE PERSUASÃO
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ÊTHOS – “Persuasão pelo caráter”
Credibilidade moral e científica |
PATHOS – “Persuasão pela emoção”
Apelo às emoções do auditório |
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LOGOS – “Persuasão pelo argumento”
Discurso bem construído |
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