quinta-feira, 10 de abril de 2014

O contrato social como fundamento da moralidade


Magritte

Se Deus não existe, o que acontece à ética? Esta tem sido uma das grandes questões da filosofia desde o século XVII. No período moderno, tem havido um certo consenso quanto à ideia de que podemos entender a ética como um fenómeno humano – como o resultado de necessidades, interesses e desejos humanos – nada mais.
(...)
Hobbes supôs que «bom» e «mau» são nomes que damos às coisas de que gostamos ou que de que não gostamos. Assim, quando duas pessoas gostam de coisas diferentes, podem considerar boas e más coisas diferentes. No entanto, disse Hobbes, somos todos muito semelhantes na nossa constituição psicológica fundamental. Somos essencialmente criaturas motivadas pelo interesse pessoal que querem viver – e que querem viver tão bem quanto possível. Esta é a chave para compreender a ética. A ética surge quando as pessoas compreendem o que têm de fazer para viver bem.
Hobbes sublinha que cada um de nós vive muitíssimo melhor numa sociedade em que haja cooperação mútua do que numa sociedade em que cada um tente vingar sozinho. (…) a cooperação social torna possíveis as escolas, os hospitais e as estradas; as casas com electricidade e aquecimento central (…)
No entanto, numa sociedade em que haja cooperação mútua só pode existir se adotarmos certas regras de comportamento – regras que obrigam a dizer a verdade, a cumprir as promessas, a respeitar a vida e a propriedade dos outros e por assim em diante (…)
Deste modo, para obter os benefícios da vida em sociedade, temos de fazer um acordo com os outros: cada um concorda obedecer a estas regras na condição de os outros também o fazerem. Este «contrato social» é o fundamento da moralidade. Podemos entender assim a moralidade como o conjunto de regras a que as pessoas racionais concordarão obedecer, para seu benefício mútuo, na condição das outras pessoas também lhe obedecerem.
                                                                  J. Rachels, Problemas da Filosofia




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...