domingo, 9 de junho de 2013

A Vida imita a Arte muito mais do que a Arte imita a Vida




Um interessante excerto de um diálogo: O Declínio da Mentira, da obra Intenções: Quatro Ensaios sobre Arte de Oscar Wilde, com tradução de António M. Feijó



CYRIL (…) Mas a fim de evitar qualquer erro, quero que me digas, em poucas palavras, as doutrinas desta nova estética.

VIVIAN  Ei-las, então, em poucas palavras. A Arte não é expressão de nada a não ser de si mesma. Tem uma vida independente, tal como o Pensamento a tem, e desenvolve-se estritamente por caminhos próprios. Não é necessariamente realista numa época de realismo, nem espiritual numa época de fé. Longe de ser uma criação do seu tempo, está normalmente em oposição frontal a ele, e a única história que preserva para nós é a história da sua própria evolução. Por vezes, retrocede sobre si mesma (…). Noutras alturas, antecipa por completo a sua época, e produz num dado século oras que exigirão um outro século para serem percebidas, apreciadas e fruídas. (…)
A segunda doutrina é esta. Toda a má arte nasce de um retorno à Vida e à Natureza, e da elevação destas a ideais. A Vida e a Natureza podem por vezes ser usadas como parte da matéria prima da Arte, mas, antes de constituírem um benefício real para ela, têm de ser convertidas em convenções artísticas. No momento em que a Arte abandona o seu meio imaginativo, abandona tudo. (…)

A terceira doutrina é que a Vida imita a Arte muito mais do que a Arte imita a Vida. Isto resulta não apenas do instinto imitativo da Vida, mas do facto de o fim confesso da Vida ser o de encontrar expressão, e de a Arte lhe oferecer algumas formas belas através das quais poderá realizar a sua energia. (…)

A revelação final é que Mentir, o enunciar de coisas belas e falsas, é o verdadeiro fim da Arte. (…)

Oscar Wilde, O Declínio da Mentira, in Intenções: Quatro ensaios sobre estética, tradução e posfácio de António M. Feijó.

1 comentário:

  1. Muito interessante sua postagem - justamente no momento em que eu procurava pela autoria dessa frase que atribui à arte o caráter de individualidade e à vida o papel de imitação. Parabéns e obrigado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...