quarta-feira, 26 de junho de 2013

O Belo, A Moda e a Felicidade




Esta é na verdade uma bela ocasião para estabelecer uma teoria racional e histórica do belo, em oposição à teoria do belo único e absoluto; para mostrar que o belo é sempre, inevitavelmente, de dupla composição, se bem que a impressão que produz seja una; porque a dificuldade de discernir os elementos variáveis do belo na unidade da impressão em nada infirma a necessidade da variedade na sua composição. 

O belo é feito de um elemento eterno, invariável, cuja quantidade é muitíssimo difícil de determinar, e de um elemento relativo, circunstancial, que será, se quisermos, alternadamente ou em conjunto, a época, a moda, a moral, a paixão. Sem este segundo elemento, que é como que o envolvimento divertido, titilante, aperitivo, do divino bolo, o primeiro elemento seria indigestível, inavaliável, inadaptado e desapropriado à natureza humana. Desafio quem quer que seja a descobrir uma amostra qualquer de beleza que não contenha estes dois elementos. (…)


Baudelaire, O Pintor da Vida Moderna, I – O Belo, A Moda e a Felicidade, in A Invenção da Modernidade, Tradução de Pedro Tamen

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...