sexta-feira, 7 de junho de 2013

"50 Lições de Filosofia" e "Razões de Ser"





Coloquei os manuais “50 lições de Filosofia” e “Razões de Ser” em 1º e 2º lugar, respetivamente, na escolha do manual a adotar. Tive a oportunidade de os analisar comparativamente com outros (desta vez os manuais chegaram às escolas com tempo para uma análise cuidada) e de os utilizar/ experimentar em alguns temas com os alunos (em situação de lecionação e de revisão de temas/ problemas para preparação de exame), o que funcionou muito bem (sendo também esta a opinião dos alunos).

Dei especial relevância aos parâmetros: estrutura/ organização dos conteúdos na perspetiva do aluno; acessibilidade e rigor da linguagem; aspetos didáticos e científicos no tratamento dos temas/ problemas e materiais de apoio.
Entre as razões que apresentei para as minhas escolhas destacaram-se aspetos relativos à estrutura (estrutura/ organização coerente e articulada dos conteúdos essenciais do programa/ orientações) e à construção do manual na perspetiva do aluno (clareza da linguagem sem perda de rigor científico, pertinência/ adequação dos exemplos aos conteúdos e o facto de incentivar a participação dos alunos aos níveis da reflexão crítica e da argumentação).
No caso do manual 50 Lições, considerei o apoio permanente proporcionado pelos autores (na internet) não só numa perspetiva de esclarecimento do manual, mas do aprofundamento/ desenvolvimento dos conteúdos.

Não havendo consenso na apreciação dos manuais, acabou por ser adotado o manual “Razões de Ser”. Um muito bom manual.

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