O quadrilátero tem quatro lados
O Sol vai nascer amanhã
Todos os objetos da
razão ou investigação humanas podem naturalmente dividir-se em duas classes, a
saber, Relações de Ideias e Questões de Facto. Do primeiro tipo são as ciências
da Geometria, Álgebra e Aritmética e, em suma, toda a afirmação que é intuitiva
ou demonstrativamente certa.
Que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos
quadrados dos dois lados é uma proposição que exprime uma relação entre estas
figuras. Que três vezes cinco é igual à metade de trinta expressa uma relação
entre estes números. Proposições deste tipo podem descobrir-se pela simples
operação do pensamento, sem dependência do que existe em alguma parte no
universo. Ainda que nunca tivesse havido um círculo ou um triângulo na
natureza, as verdades demonstradas por Euclides conservariam para sempre a sua
certeza e evidência.
As questões de
facto, que constituem os segundos objectos da razão humana, não são indagadas
da mesma maneira, nem a nossa evidência da sua verdade, por maior que seja, é
de natureza semelhante à precedente. O contrário de toda a questão de facto é
ainda possível, porque jamais pode implicar uma contradição, e é concebido pela
mente com a mesma facilidade e nitidez, como se fosse idêntico à realidade. Que
o Sol não se há-de levantar amanhã não é uma proposição menos inteligível e não
implica maior contradição do que a afirmação de que ele se levantará. Por
conseguinte, em vão tentaríamos demonstrar a sua falsidade.
David Hume, Investigação Sobre o
Entendimento Humano
TIPOS DE CONHECIMENTO
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RELAÇÕES DE
IDEIAS
Conhecimentos a priori
que resultam da análise dos elementos de uma proposição e do
estabelecimento de relações entre as ideias que ela contém.
A verdade das proposições que exprimem relações de ideias não
depende do confronto com a experiência.
As relações de ideias são verdades necessárias: não é
logicamente possível a sua negação.
As proposições que
exprimem relações de ideias não nos dão conhecimento do mundo (a lógica
e a matemática)
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CONHECIMENTOS
DE QUESTÕES DE FACTO
São a posteriori e
a verdade destas proposições tem de ser testada pela experiência.
A verdade das proposições de facto é contingente (não é
logicamente impossível a sua negação).
As proposições que
exprimem questões de facto são baseadas na experiência e dão-nos
conhecimentos do mundo.
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