Todos os
objectos da razão ou investigação humanas podem naturalmente dividir-se em duas
classes, a saber, Relações de Ideias e Questões de Facto. Do primeiro tipo são
as ciências da Geometria, Álgebra e Aritmética e, em suma, toda a afirmação que
é intuitiva ou demonstrativamente certa. Que o quadrado da hipotenusa é igual à
soma dos quadrados dos dois lados é uma proposição que exprime uma relação
entre estas figuras. Que três vezes cinco é igual à metade de trinta expressa
uma relação entre estes números. Proposições deste tipo podem descobrir-se pela
simples operação do pensamento, sem dependência do que existe em alguma parte
no universo. Ainda que nunca tivesse havido um círculo ou um triângulo na
natureza, as verdades demonstradas por Euclides conservariam para sempre a sua
certeza e evidência.
As questões de
facto, que constituem os segundos objectos da razão humana, não são indagadas
da mesma maneira, nem a nossa evidência da sua verdade, por maior que seja, é
de natureza semelhante à precedente. O contrário de toda a questão de facto é
ainda possível, porque jamais pode implicar uma contradição, e é concebido pela
mente com a mesma facilidade e nitidez, como se fosse idêntico à realidade. Que
o Sol não se há-de levantar amanhã não é uma proposição menos inteligível e não
implica maior contradição do que a afirmação de que ele se levantará. Por
conseguinte, em vão tentaríamos demonstrar a sua falsidade.
David Hume, Investigação
Sobre o Entendimento Humano
TIPOS DE CONHECIMENTO
- As relações de ideias conhecimentos
apriori que resultam da análise dos elementos de uma proposição e do
estabelecimento de relações entre as ideias que ela contém.
A verdade das
proposições que exprimem relações de ideias constituem conhecimentos que não
dependem do confronto com a experiência
As relações de ideias
são verdades necessárias: não é logicamente possível a sua negação
- Os conhecimentos de
questões de facto são a posteriori e a verdade destas proposições tem de
ser testada pela experiência.
As proposições que exprimem relações de ideias são a priori e não nos dão conhecimento do mundo (a lógica e a matemática)
As proposições que exprimem questões de facto são baseadas na experiência e dão-nos conhecimentos do mundo
As proposições que exprimem questões de facto são baseadas na experiência e dão-nos conhecimentos do mundo
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