terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que é uma ação?




"As nossas acções são (algumas das) coisas que fazemos. Na realidade o verbo ‘fazer’ cobre um campo semântico bastante mais amplo que o substantivo ‘acção’. O latim distingue o agere do facere (aos quais corresponde em português agir e fazer). Ao substantivo latino actio, derivado de agere, corresponde o substantivo acção. Assim, até de um ponto de vista etimológico, ‘acção’ só carreia a carga semântica de ‘agir’ e não propriamente de ‘fazer’.
Tudo quanto realizamos é parte da nossa conduta, mas nem tudo o que realizamos constitui uma acção. Enquanto dormimos realizamos muitas coisas: respiramos, suamos, damos voltas, apertamos a cabeça contra a almofada, sonhamos, talvez ressonemos alto ou falemos em voz alta ou andemos sonâmbulos pela casa. Todas estas coisas as realizamos inconscientemente, enquanto dormimos. Realizamo-las mas não nos damos conta delas, não temos consciência de que as realizamos. A estas coisas que fazemos inconscientemente não lhes vamos chamar acções.
Vamos reservar o termo ‘acção’ para as coisas que realizamos conscientemente, dando-nos conta de que as fazemos.
Há, no entanto, coisas que fazemos conscientemente, dando-nos conta delas, mas sem que à sua realização corresponda uma intenção nossa. Damo-nos conta dos nossos ‘tiques’ e de muitos dos nossos actos reflexos, mas realizamo-los involuntariamente, constatamo-los como espectadores, não os efectuamos como agentes. (A palavra ‘agente’ é outra das palavras derivadas do verbo latino agere.) Por algo que sentimos depois de comer damo-nos conta de que estamos a fazer a digestão. Mas fazer a digestão não constitui (normalmente) uma acção. Pelos sorrisos dos que nos observam damo-nos conta de que estamos a ser ridículos. Mas ser ridículo (praticar actos ridículos) não é uma acção, mas uma reacção, algo que nos passa despercebido e que lamentamos (a não ser que o façamos de propósito, como provocação; neste caso já seria uma acção). Também não chamamos acção a esses aspectos da nossa conduta de que nos damos conta, mas que não efectuamos intencionalmente.
No presente estudo limitar-nos-emos às acções humanas conscientes e voluntárias, às que daqui em diante chamaremos acções (sem mais). Uma acção é uma interferência consciente e voluntária de um homem ou de uma mulher (o agente) no normal decurso das coisas, que sem a sua interferência haveriam seguido um caminho distinto do que por causa da acção seguiram. Uma acção consta, pois, de um evento que sucede graças à interferência de um agente e de um agente que tinha a intenção de interferir para conseguir que tal evento sucedesse.
A maior parte dos acontecimentos não tem nada a ver com acções. Mas há acontecimentos que não pertencem ao normal decurso de um sistema, mas há interferência voluntária de um ser humano que é o agente dessa acção. Pode haver acontecimentos sem acções mas não pode haver acções sem acontecimentos "
                                                         MOSTERÍN, Jesús (1987). Racionalidad y Acción Humana



O que distingue acontecer, fazer e ação?

3 comentários:

  1. O acontecer, é tudo aquilo que acontece, quer seja um trovão, quer seja a chuva. É tudo o que acontece na natureza. Para haver o fazer, tem de haver um sujeito, um agente que está implícito no acontecimento. Concluí assim que nem todo o acontecer é um fazer. O que distingue fazer de ação é que a ação é algo que o sujeito faz intencionalmente, ou seja, de forma voluntária e consciente. Em suma, nem todo o acontecer é um fazer e nem todo o fazer é uma ação.
    Sara Soares 10ºA nº24

    ResponderEliminar
  2. o acontecer é tudo o que acontece e ocorre num tempo e espaço. Fazer é um acontecimento que envolve um sujeito, que faz acontecer algo ou a quem acontece algo, sem intenção. Enquanto a acção é algo que o sujeito realiza intencionalmente de uma forma voluntária e consciente. Sendo assim, nem todo o acontecer é um fazer e nem todo o fazer é uma acção.
    Ou seja, concordo mais uma vez com o que a Sara Soares disse, e não tenho mais nada a acrescentar.

    João Jorge 10ºA Nº10

    ResponderEliminar
  3. Acontecer é tudo aquilo que ocorre, todo o evento.
    Fazer é um acontecimento e é realizado por um agente.
    Uma acção é um acontecimento, é também um fazer pois inclui um agente e implica também toda uma lista de condições relacionadas com o agente; ele deve realizar a acção conscientemente, intencionalmente, sendo resultado de uma deliberação e não deve ser forçada.
    Tudo é um acontecimento, algum acontecimento é fazer e algum fazer é acção.

    Sara Vigário nº23 10ºA

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...