Será que temos capacidade de escolha e de decisão? Ou a nossa acção está ligada a acontecimentos anteriores, sendo um efeito de um acontecimento anterior?
Muitos acontecimentos do mundo estão sujeitos a um determinismo causal. Mas são também as nossas acções o resultado de causas anteriores e não o resultado da nossa vontade?
Somos livres ou determinados?
O que se entende por livre arbítrio?
O que se entende por determinismo?
Em que consiste o problema do lovre arbítrio?
O livre-arbítrio é a capacidade de decidir a minha ação, ação livre, liberdade de escolha e de ação.
ResponderEliminarO determinismo defende que todos os fenómenos estão situados numa cadeia causal (tudo tem uma causa).
o problema do livre-arbítrio diz que se acreditamos no determinismo não acreditamos no livre-arbítrio; ou poderão elas ser compatíveis. Neste problema existem duas crenças: a do livre-arbítrio e a crença do determinismo. A crença do livre-arbítrio defende que o homem age livremente; não são ações causadas por acontecimentos anteriores, dependem da nossa vontade, escolha e deliberação. A crença do determinismo defende que todos os acontecimentos do mundo estão numa cadeia causal, ou seja, tudo está determinado, incluindo as ações humanas.
Sara Soares 10ºA nº24
O livre-arbítrio é a capacidade de escolher e decidir, tem o poder de escolher as suas acções.
ResponderEliminarO determinismo diz que tudo é o resultado de efeito de casas anteriores, que todos os acontecimentos têm uma causa.
Em relação ao que consiste o problema do livre arbítrio, concordo com tudo o que a Sara Soares disse, que se acreditarmos numa, não podemos acreditar na outra; ou poderão ser elas compatíveis.
João Jorge 10ºA Nº10
O livre arbítrio é a capacidade de se poder escolher, acção proveniente de deliberação e vontade livre.
ResponderEliminarO determinismo afirma que todo o evento é causado, e que está inserido numa cadeia causal.
O problema do livre arbítrio discute a compatibilidade entre os dois conceitos anteriores. Se o livre arbítrio nos providencia de uma escolha e poder de tomar uma decisão, então as acções não podem ser causadas o que anula o determinismo. Se acreditamos primeiramente, que todo o evento é causado (incluindo as acções), então o livre arbítrio não existe.