domingo, 24 de janeiro de 2016

A realidade do mundo físico




O círculo cartesiano

O círculo cartesiano segundo Descartes

A realidade do mundo físico 




O Mundo Existe

A prova da existência de Deus permite:

-         Afastar a hipótese do génio maligno
-         Confiar no critério de clareza e distinção das ideias
-         Procurar as ideias claras e distintas e progredir no conhecimento – a fonte fundamental de conhecimento é a razão e não a experiência
-         Ter a certeza que as nossas percepções sensíveis correspondem à existência de objetos físicos

  ARGUMENTO

·       Tenho uma inclinação muito forte para acreditar que as minhas percepções sensíveis são criadas por objetos físicos

·     Se eu estivesse enganado sobre esta  forte inclinação, Deus seria enganador

·    Mas Deus não é enganador

·    Logo, a minha inclinação para acreditar que  as minhas percepções sensíveis são criadas por objetos físicos é correta



Questões de revisão:

1. Como podemos saber, segundo Descartes, que as nossas perceções sensíveis são causadas por objetos físicos reais?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...