sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Retórica e democracia





“É numa sociedade democrática e pacífica que são maiores as probabilidades de se assistir ao desenvolvimento de um grande interesse pela argumentação. (…) a argumentação não decorre de uma verdade imposta mas de uma convicção a estabelecer. Aliás é mais uma questão de consenso do que de certeza. Do mesmo modo, a argumentação não pode exercer-se num sistema ditatorial ou totalitário; de resto, ela só faz plenamente sentido numa sociedade igualitária ou, pelo menos pluralista, em que as decisões são tomadas colectivamente. De igual modo, a argumentação exige a renúncia à força, à violência, ao confronto bélico. É certo que só há argumentação quando há desacordo, mas ela impõe uma resolução do desentendimento por meio da discussão, do debate discursivo, em vez do confronto bélico.”
                                                                          P. Breton,  G. Gautier
Qual a relação entre retórica e democracia?

6 comentários:

  1. A retórica é a arte de bem falar e de bem argumentar, ou seja, mostrar eloquência diante de um público para ganhar a sua causa. Os sofistas eram professores, ensinavam várias disciplinas entre elas a gramática, a retórica, a arte de discursar e argumentar. Os sofistas viveram na altura da democracia grega. Ensinavam sobretudo os jovens com ambições políticas. A capacidade de argumentação era um factor decisivo na conquista do poder, e os que se dedicassem a cargos políticos teriam de adquirir essa capacidade de argumentar para poderem participar em discussões políticas e fazer aprovar as suas ideias. Os que estavam ligados á democracia, ou seja, resolviam questões políticas, tinham de ter uma boa capacidade de argumentação, para que a sua tese fosse aceite. Deste modo, a retórica e a democracia estão relacionadas.

    ResponderEliminar
  2. A retórica tem por definição ser a arte de bem falar e argumentar com eloquência diante de um auditório, de modo que o mesmo adira à tese do orador. O modo como a retórica é utilizada e o uso que dela se faz, determinam o enquadramento desta, não só em relação com a filosofia mas também com a democracia. Os sofistas são os grandes especialistas na arte da retórica e desempenhavam o papel de professores ensinando aos seus alunos a falar eloquentemente, de forma persuasiva e convincente e as técnicas discursivas que permitem a quem tem ambições políticas de alcançar o poder. Qualquer jovem que quisesse exercer o poder político, teria de possuir uma boa capacidade de argumentação e por conseguinte usar bem a retórica para expor as suas ideias e para que estas fossem aprovadas. A democracia entende-se por ser a melhor forma de organização política. A concepção democrática do exercício do poder não se aplica a todos, apenas se aplica aos "homens livres", o que era só uma pequena parte, pois as mulheres, os escravos e os metecos estavam excluídos do conceito "homens livres". A retórica acaba por ser o instrumento fundamental da democracia, na medida em que permitia aos cidadãos apresentarem e esclarecerem os problemas.

    Alexandra Almeida

    ResponderEliminar
  3. A retórica é a arte de bem falar e de bem argumentar. A capacidade de argumentar é uma característica necessária para a conquista do poder e dos cidadãos que querem dedicar-se ás coisas publicas, precisam de adquirir essa capacidade de participar nas discussões politicas e fazer aprovar as suas ideias.
    Os sofistas encontraram em Atenas o ambiente favorável para discutir e por em causa a tradição, o conhecimento e a própria religião.
    Os sofistas eram eruditos que se apresentavam como oradores e professores de retórica, propondo-se a preparar elites para o exercício do poder político, a democracia é uma forma de organização política para a qual é necessária a arte de bem argumentar, logo é necessária a retórica. Tendo as coisas expostas assim podemos dizer que a retórica é uma ferramenta da democracia.
    André Milho Costa nº3 11ºB

    ResponderEliminar
  4. Qualquer pessoa que queira exercer um poder politico necessita da retórica para estruturar os seus argumentos e persuadir a audencia a aceitar o seu ponto de vista. Os sofistas dominavam as tecnicas da retórica e era por isso que eles se encontravam, muitas vezes nos campos da politica.
    A democracia depende da discussão de problemas e da resolução de problemas politicos, logo é necessária a retórica como meio para expor os argumentos correctamente.
    Portanto a retórica é indispensável para a prática politica e, consequentemente, está relacionada com a democracia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...