domingo, 25 de setembro de 2011

O que é a Filosofia?





A palavra grega filósofo (philosophos) é formada em oposição a sophos, significa o que ama o saber, em contraposição ao possuidor de conhecimentos que se designava por sábio. Este sentido da palavra manteve-se até hoje: é a demanda da verdade e não a sua posse que constitui a essência da Filosofia(...)
                                                                    Karl Yaspers, Iniciação Filosófica





A filosofia e a ciência surgem quando se abandona o mito, substituindo-o pela explicação racional. Utilizamos a expressão “explicação racional” para traduzir o termo grego “logos”. A filosofia surge, pois, quando o logos substitui o mito na função de explicar a realidade em toda a sua complexidade (…). Este acontecimento ocorreu na cultura grega, por volta do século VI a.C.


“Foi, com efeito, pela admiração que os homens, assim hoje como no começo, foram levados a filosofar, sendo primeiramente abalados pelas dificuldades mais óbvias, e progredindo em seguida pouco a pouco até resolverem alguns problemas maiores: por exemplo, as mudanças da lua, as do sol e dos astros e a génese do universo (…)”
                                                                                 Aristóteles, Metafísica

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...