terça-feira, 17 de setembro de 2013

Perguntas da Filosofia


Eis algumas perguntas que qualquer um de nós pode fazer sobre nós próprios: O que sou eu? O que é a consciência? Será que eu poderia sobreviver à morte do meu corpo? Será que posso ter a certeza de que as experiências e sensações das outras pessoas são como as minhas? Se eu não posso partilhar as experiências das outras pessoas, será que posso comunicar com elas? Será que agimos sempre em função do nosso interesse próprio? Será que sou apenas uma espécie de fantoche, programado para fazer as coisas que penso fazer em função do meu livre-arbítrio?


Eis algumas perguntas sobre o mundo: Por  que razão existe algo e não o nada? Qual a diferença entre o passado e o futuro? Porque razão a causalidade acontece sempre do passado para o futuro, ou será que faz sentido pensar que o passado pode ser influenciado pelo futuro? Por que razão é a natureza regular? Será que o mundo pressupõe um criador? E se pressupõe, será que podemos compreender por que razão ele o criou? 

Por fim, eis algumas perguntas sobre nós e o mundo: como podemos ter a certeza de que o mundo é realmente como pensamos que é?O que é o conhecimento e que quantidade de conhecimento temos? O que faz de uma área de investigação uma ciência? (...) Como conhecemos os valores e os deveres? Como podemos saber se as nossas opiniões são objetivas ou se são apenas subjetivas?

                       Simon Blackburn, Pense, Uma Introdução à Filosofia


1. Seleciona duas questões que consideres mais importantes. Apresenta as razões da tua escolha.
2. Já fizeste algumas destas perguntas a ti próprio (a)? Quais? 



Questões filosóficas
Questionam as nossas crenças básicas fundamentais
Situam-se ao nível mais profundo, procurando compreender a natureza das realidades cujo funcionamento as ciências procuram explicar.
Interessam a toda a humanidade
Só podem ser resolvidas pelo pensamento (não se resolvem experimentalmente)

6 comentários:

  1. 1. Seleciona duas questões que consideres mais importantes. Apresenta as razões da tua escolha.

    Qual a diferença entre o passado e o futuro?
    - Penso que esta questão seja interessante. Haverá realmente uma diferença entre o passado e o futuro? Ou será que já estavam os dois decididos desde que o mundo começou?

    Será que eu poderia sobreviver à morte do meu corpo?
    - Também acho esta questão bastante interessante, pois pode gerar inúmeras questões. O que acontece após a morte? Para onde vamos? Será que vagueamos pelo mundo, como almas perdidas? Ou será que somos guiados para uma decisão final, onde somos julgados pelas ações que tomámos enquanto vivíamos?

    2. Já fizeste algumas destas perguntas a ti próprio (a)? Quais?
    - Já me questionei anteriormente se o mundo tinha um criador. Fiz uma questão similar a uma destas também, que era "Será que eu sou o único com consciência própria, sendo os outros robôs programados para agir como humanos e me enganar, enquanto eu sou testado de alguma forma?".

    Ricardo Mendes, 10º A, nº23

    ResponderEliminar
  2. 1. Para mim as perguntas mais importantes são: "O que sou eu?" e "O que é a consciência?". Na minha opinião estas são as perguntas mais importantes porque me fazem pensar bastante sobre o meu verdadeiro eu. Levam-me a pensar em respostas que nunca pensei que daria e põe-me a pensar que afinal a pessoa que pensava que era pode não existir e ser uma simples ilusão. Um disfarce da realidade.

    2. Das questões que me foram dadas já pensei em muitas delas, tais como: "O que sou eu?"; "O que é a consciência?"; "Será que poderia sobreviver à morte do meu corpo?"; "Será que agimos sempre em função do nosso interesse próprio?"; "Como podemos ter a certeza de que o mundo é realmente como pensamos que é?"; "O que faz de uma área de investigação uma ciência?".

    ResponderEliminar
  3. 1. As duas questões que considero mais importantes são: "O que sou eu?", porque é uma questão relacionada connosco diretamente e que nos permite pensar um pouco sobre nós e perceber porque somos como somos; e a outra é "Será que eu poderia sobreviver à morte do meu corpo?", porque todos nós pensamos como será a vida depois da morte, e será que morremos realmente ou apenas vamos viver para outro lado?.

    2. Já coloquei algumas destas questões a mim mesma. Como por exemplo, "O que sou eu?"; "Será que eu poderia sobreviver à morte do meu corpo?"; "Será que agimos sempre em função do nosso interesse próprio?".

    ResponderEliminar
  4. 1- Na minha opinião, as duas questões mais importantes são: "O que sou eu?", porque é uma questão intrigante que leva-nos à pensar sobre o que realmente somos e porquê somos assim, e "Será que eu poderia sobreviver à morte do meu corpo?", porque todos perguntamos à nós próprios se a nossa vida termina quando morremos ou ainda existe algo para além da morte.

    2- Já que questionei sobre "O que sou eu?", "Será que eu poderia sobreviver à morte do meu corpo" e "O que é o conhecimento e que quantidade de conhecimento temos?".

    ResponderEliminar
  5. 1. Seleciona duas questões que consideres mais importantes. Apresenta as razões da tua escolha.

    Será que eu poderia sobreviver à morte do meu corpo?

    - Acho que é interessante pensarmos nos acontece emocionalmente quando morremos. Será que que o conceito de Paraíso e Inferno são reais ?

    - Será que posso ter a certeza de que as experiências e sensações das outras pessoas são como as minhas?

    Esta também levanta algumas dúvidas, como é que posso saber se a minha sensação de, por exemplo, algo com um sabor doce é igual à dos outros ?


    2. Já fizeste algumas destas perguntas a ti próprio (a)? Quais?

    - Não

    ResponderEliminar
  6. 1. Seleciona duas questões que consideres mais importantes. Apresenta as razões da tua escolha.
    - As duas questões que mais considero importantes são : " O que sou eu ? " ; " Será que eu poderia sobreviver à morte do meu corpo ? " ;
    São as perguntas mais intrigantes e curiosas que já tive , porque são a razão de tudo isto , tudo o que nos constituí . É tudo aquilo que define o " nós " .
    2. Já fizeste algumas destas perguntas a ti próprio (a)? Quais? :
    - Sim , ambas as duas .

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...