A atitude estética, ou a «forma
estética de contemplar o mundo», é geralmente contraposta à atitude prática, na
qual só interessa a utilidade do objecto em questão. O verdadeiro negociante de
terrenos que contempla uma paisagem só a pensar no possível valor monetário do
que vê não está a contemplar esteticamente a paisagem. Para a contemplar dessa
maneira teria de «a observar por observar», sem qualquer outra intenção — teria
de saborear a experiência de observar a própria paisagem, tomando atenção aos
seus detalhes, em vez de utilizar o objecto observado como um meio para atingir
um certo fim.
A atitude estética distingue-se também da atitude cognitiva. Os
estudantes familiarizados com a história da arquitectura são capazes de
identificar rapidamente um edifício ou umas ruínas no que diz respeito à sua
época de construção e lugar de origem, ou ao seu estilo e a outros aspectos
visuais. Contemplam o edifício sobretudo para aumentar os seus conhecimentos, e
não para enriquecer a sua experiência perceptiva. Este tipo de habilidade pode
ser útil e importante, mas não está necessariamente correlacionado com a
capacidade de desfrutar a própria experiência da contemplação do edifício. A
capacidade analítica pode eventualmente melhorar a experiência estética, mas
pode também inibi-la. Quem se interessa por arte devido a um objectivo
profissional ou técnico está particularmente sujeito a afastar-se da
contemplação estética. Isto conduz-nos directamente a outra distinção.
A forma estética de observar é também diferente da forma
personalizada de o fazer, na qual o observador, em vez de contemplar o objecto
estético para captar o que este lhe oferece, considera antes a relação desse
objecto consigo próprio. Quem não dá atenção a uma obra musical, usando-a
apenas como estímulo para uma fantasia pessoal, acaba por não estar a ouvir
esteticamente, mesmo que pareça o contrário.
Disto segue-se que muitos tipos de respostas aos objectos,
incluindo às obras de arte, ficam à margem do campo da estética. O orgulho de
possuir uma obra de arte, por exemplo, pode interferir na resposta estética. A
pessoa que reage com entusiasmo perante os seus convidados ao ouvir uma
sinfonia no seu próprio equipamento estereofónico, mas que não reage à
interpretação da mesma sinfonia quando a ouve através de um equipamento
idêntico na casa do seu vizinho, não está a ter uma resposta estética. O
antiquário ou o director de museu — que ao escolher uma obra de arte tem que
ter presentes o seu valor histórico, fama e época — pode sentir-se parcialmente
influenciado pela apreciação do valor estético, mas a sua atenção desvia-se
necessariamente para factores não estéticos. Do mesmo modo, se uma pessoa
aprecia uma peça de teatro ou um romance porque espera encontrar informações
relativas à época e ao lugar em que a obra foi escrita, está a substituir o
interesse pela experiência estética pelo interesse em adquirir conhecimentos.
Se uma pessoa aprecia favoravelmente uma determinada obra de arte por esta ser
moralmente edificante ou por «defender uma causa justa», está a confundir a
atitude moral com a estética, o que também ocorre se a condenar por motivos
morais e não conseguir separar essa censura da apreciação estética.
John Hospers
Tradução e adaptação de Pedro Galvão
Tirado do Site Arte de Pensar - aqui
ATITUDE ESTÉTICA
(desinteressada)
ǁ
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
(vivência de agrado
ou prazer na relação com alguns objectos)
|
Não é uma atitude
interessada
|
Não é uma atitude de
conhecimento
|
|
Não é uma atitude
moral
|
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