sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A natureza dos valores

 Paisagem, Arpad Szenes 

Os valores resultam de uma apreciação do sujeito ou existem independentemente do sujeito e valem por si próprios?
Duas respostas possíveis: Subjectivismo axiológico e Objectivismo axiológico.

Conseguem estas posições explicar a natureza dos valores ? Serão estas posições redutoras?




18 comentários:

  1. O valor surge da humanização, da sua relação com o Homem. No então mantém-se uma questão: Têm os objectos propriedades potenciais ou efectivas?
    O subjectivismo axiológico e o objectivismo axiológico são assim duas posições extremamente opostas.
    A primeira teoria afirma que os valores são criações do Homem, que provêm do acto de valorar, sendo portanto atribuidos pelo sujeito, através de uma apreciação.
    Pelo contrário, a segunda posição consiste em defender que os valores pertencem aos objectos independentemente de quem seja o sujeito, afirma assim que os objectos valem por si próprios.
    Contudo, estas são duas posições que não conseguem explicar a natureza dos valores na sua totalidade, na medida em que quando estudadas mais aprofundadamente surgem certas questões. É verdade que muitos valores dependem do sujeito, como os valores estéticos, que são muito relativos, o que um Homem acha belo, por outro lado, o seguinte pode não achar. No entanto, não existem valores que são universais? Como a carta dos direitos do Homem? Estes são valores mais generalizados, na medida em que atingem e cobrem um vasto número de pessoas.
    É deste modo que após problematizadas estas duas teorias, podemos chegar á conclusão que nenhuma delas cobre toda a totalidade do real. Afirmo assim que no meu crer estas são ambas posições muito limitadas.

    ResponderEliminar
  2. "O valor é um atributo de ser ou de agir, que uma pessoa ou uma colectividade reconhece como estimável, e torna desejáveis os seres ou as cndutas aos quais é atribuído."
    A reflexão humana sobre os valores fez-nos compreender que sempre que elegemos um valor como desejável encontramos o seu oposto como indesejável.
    O subjectivismo axiológico afirma que não existe alguma coisa que possua valor em si mesmo, que cada ser humano pode dar o valor que quiser a qualquer coisa, ou seja os valores dependem da consciência de cada indivíduo.
    O objectivismo axiológico defende que os valores não são criações do ser humano e possuem uma realidade independente dos sujeitos, ou seja, são valores universais que se aplicam a todos os seres.
    No entanto nenhuma destas teorias consegue explicar satisfatóriamente a natureza dos valores.

    César Fontinha

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião existe uma conjugação das duas teorias na natureza dos valores.
    Visto que o subjectivismo axiológico afirma que não existe coisa alguma que possua valor em si mesmo, cada um pode dar o valor que quiser a qualquer coisa. E o único critério para atribuir a uma determinada realidade este ou aquele valor depende da consciência e da vontade de cada indivíduo. Mas há valores que não dependem do homem, ou seja, há valores universais, que estão em “vigor” para todos os seres humanos e devem por isso, ser cumpridos.
    Por outro lado, o objectivismo axiológico defende que os valores não são criações do ser humano e possuem uma realidade independente dos sujeitos.
    Se esta teoria é totalmente verdadeira, como é que explica que uma pessoa pode achar um objecto feio e outra pode achá-lo bonito? Como é que se explica que uma pessoa condena outra por um acto que esta realizou, mas outra pessoa não condene?
    A meu ver, acho que nem uma nem outra teoria consegue definir totalmente a natureza dos valores. Ambas vivem conjugadas e conseguem definir um pouco da natureza dos valores.

    ResponderEliminar
  4. Subjectivismo axiológico. Apoio esta teoria apesar de ter tantos argumentos e factos quanto o objectivismo axiológico porque se não houvessem diferentes valores e padrões de acção então seriamos todos iguais e isso seria impossível pois cada ser humano é único e defende os seus ideais.
    Ambas as teorias não explicam a natureza dos valores onde o problema é: São os valores criações do sujeito resultantes da sua relação com o objecto ou são os valores qualidades pertencentes ao objecto sendo assim universais?
    O subjectivismo afirma que os sujeitos valoram de maneira diferente ( o que é um facto real ) e por isso os valores são criações humanas individuais e são o reflexo da personalidade de cada um. O objectivismo afirma que um sujeito que valore de forma diferente de outro apenas não tem o conhecimento total do objecto e por isto os valores são universais. Com isto dito é seguro afirmar que existe um dilema neste campo da ciência que até ao presente momento não tem solução.
    Bruno Alves

    ResponderEliminar
  5. A meu ver ambas existem objectivismo/subjectivismo visto que o objectivismo é a distinção entre o que é independente do sujeito e o subjectivismo é a valorização inteiramente de cada sujeito (sentimentos, pensamentos, crenças, desejos…)
    Pois o objectivismo defende que as verdades de alguma (s) áreas do conhecimento são independentes do nosso conhecimento ou experiência delas. Assim, por exemplo, o objectivismo em ética é a ideia de que o valor de verdade dos juízos éticos, é independente do que possamos pensar desse juízo, ou das perspectivas de cada sujeito. Em oposição, os subjectivistas defendem que o valor de verdade dos juízos éticos, dependem fortemente da perspectiva que cada sujeito tem da realidade.

    ResponderEliminar
  6. Valor resulta da apreciação de um objecto. Quando falamos em valores, temos obrigatoriamente presentes pólos positivos e negativos.
    Subjectivismo Axiológico e Objectivismo Axiológico são duas teorias completamente antagónicas.
    A tese defendida pelo Subjectivismo Axiológico afirma que não existe coisa alguma que possua o seu próprio valor. Como tal cada ser humano tem a possibilidade de atribuir determinados valores a qualquer que seja o objecto em questão.
    Já a tese defendida pelo Objectivismo Axiológico afirma que assim como os objectos, as condutas possuem em si propriedades que as tornam em coisas desejáveis para o ser humano. Isto é, o valor não é criação do Homem e possui uma realidade, independentemente do sujeito.
    Mas serão os valores criações do Homem ou serão os valores propriedades do objecto, sendo portanto objectivos e universais?
    Pessoalmente acredito que nenhuma das posições mencionadas é totalmente correcta, sendo ambas bastante limitadas.
    O que pretendo dizer com a afirmação anterior é que de facto existem valores universais, assim como existem valores pessoais. Vejamos o seguinte exemplo: com certeza que fazendo um inquérito à população europeia, questionando a utilidade da adesão ao euro, obteríamos respostas muito variadas. Se por outro lado a questão fosse a violência doméstica, a maioria não estaria de acordo.
    Concluindo, nenhuma das teorias é totalmente correcta.

    ResponderEliminar
  7. Imagine a Terra. A terra tem 2 pólos um positivo e um negativo. Estes são opostos, tal como as teorias. Sendo o hemisfério sul negativo e o hemisfério norte positivo, então o que é o equador?
    O equador é neutro, assim como eu acho que se retirássemos parte de cada teoria obteriamos o seu "neutro".
    Esse "neutro" seria o ideal e talvêz pudesse explicar totalmente a natureza dos valores.

    César Fontinha

    ResponderEliminar
  8. No meu ver, sou da opinião da Marisa e do Daniel, acho que nenhuma destas teorias explica verdadeiramente a natureza dos valores.
    Devia haver um intermédio entre o subjectivismo axiológico e o objectivismo axiológico, pois os subjectivistas defendem que cada ser pode valorizar aquilo que quiser dando do valor que quiser, já os objectivistas defendem que os valores não são criações do ser humano e possuem uma realidade independente dos sujeitos.
    Ou seja, acho que nenhuma das duas teorias está completamente certa...

    ResponderEliminar
  9. É da minha opinião que existe uma conjugação entre as duas teoria na natureza dos valores. As duas teorias não respondem ao problema da natureza dos valores que é: São os valores criações do sujeito resultantes da sua relação com o objecto ou são os valores qualidades pertencentes ao objecto sendo assim universais?
    O objectivismo axiológico por outro lado defende que os valores não são criações do ser humano e possuem uma realidade independente dos sujeitos.
    Se esta teoria for totalmente verdadeira, como pode explicar que um ser pessoa acha um objecto bonito e outra pode achá-lo feio? Como é que se explica que uma pessoa condena outra por um acto que esta realizou, mas outra pessoa não condene?
    Pelo meu ver, acho que nem uma nem outra teoria consegue explicar a natureza dos valores. É deste modo que após problematizadas estas duas teorias, podemos chegar á conclusão que nenhuma delas cobre toda a totalidade do real. Afirmo assim que no meu crer estas são ambas posições muito limitadas.

    assinado: Ruben Guerreiro

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Existem dois tipos de qualidades para pudermos valorizar:
    - As qualidades potenciais e as qualidades efectivas.
    O subjectivismo apoia a qualidade potencial, pois cada um pode dar o valor que quiser a qualquer coisa e o objectivismo apoia a qualidade efectiva pois consegue-se valorar o objecto ao observá-lo.
    A primeira teoria afirma que os valores são criações do Homem, que provêm do acto de valorar, sendo portanto atribuidos pelo sujeito, através de uma apreciação.
    A segunda posição consiste em defender que os valores pertencem aos objectos independentemente de quem seja o sujeito.
    Mas, nenhuma destas duas teorias consegue explicar exactamente o que é a natureza dos valores.
    No meu ponto de vista, apoio tanto o subjectivismo como o objectivismo, pois eu posso atribuir um valor a um objecto (qualidade potencial) mas esse mesmo objecto pode ter um valor "universal" (qualidade efectiva) pois a beleza está no objecto, acho que nenhuma destas teorias conseguem definir totalmente a natureza dos valores, pois o subjectivismo axiológico e o objectivismo axiológico completam-se mutuamente.

    --
    MAlmeida

    ResponderEliminar
  12. Na minha opinião os valores resultam da apreciação do sujeito, porque, por exemplo uma pessoa pode dar mais valor um objecto e outra pessoa não dar tanto valor a esse objecto e dar a outro. o Subjectivismo axiológico e o Objectivismo axiológico são duas teorias opostas. O Subjectivismo axiológico defende que nenhum objecto tem valor por si próprio; O Objectivismo axiológico é precisamente o oposto da teoria mencionada anteriormente, o Objectivismo axiológico defende que os valores não são criações do homem, são valores universais.
    Na minha opinião nenhuma das teorias está certa.

    ResponderEliminar
  13. Cada teoria destas tem os seus fundamentos, as suas explicações, as suas escolhas.
    Isto porque uma teoria contradiz sempre a outra, provando porquê.
    O Subjectivismo Axiológico defende que valores são opiniões pessoais e individuais que uma pessoa ou várias dão ao mesmo objecto em questão. Objectivismo Axiológico defende que valores são na realidade características que o objecto tem. Imaginem que num diálogo, o defensor do Subjectivismo Axiológico defendia-se perante o defensor do Objectivismo Axiológico perguntando:
    - Mas, como explica o facto de nem todas as pessoas terem a mesma opinião, ou "visão", sobre o mesmo preciso objecto?
    Esta é a grande questão imposta pelo Subjectivismo A., mas ao qual o Objectivismo A. já tem resposta, que então seria de que se alguém acha um objecto "feio" quando a maioria o acham "bonito" é porque esse indivíduo ou indivíduos apenas não conhece bem na integra o objecto em questão. Mas então, pondo também assim, para que serve as ideias, opiniões e valores gerais e universais se cada sujeito tem uma escolha sua, individual, e talvez diferente? Tal como, a tão falada na disciplina de Filosofia, Carta Universais dos Direitos Humanos? Poderemos aceitar e apoiar tal objecto e ao mesmo tempo, o Subjectivismo Axiológico, e ainda criticar quem esta extensa carta não apoia?
    Todos nós sabemos que não dá para "fazer as pazes" entre estas duas teorias, mas a real questão é, será que alguma delas consegue caracterizar a natureza dos valores, se cada uma parece chegar sempre a um impasse?
    Na minha pessoal opinião, não. Não totalmente. A total caracterização dos valores é(na minha opinião) uma mistura de ambos, incluindo valores gerais e valores individuais, sendo que cada difere de situação para situação, cultura para cultura, sociedade para sociedade.

    Quanto à questão de serem redutoras, não percebi bem o pretendido.
    Espero que a minha resposta não esteja mal de todo. (:

    Ass: Helena G.

    ResponderEliminar
  14. O subjectivismo axiológico defende que não exista coisa alguma que possua valor em si mesmo, cada um pode dar o valor que quiser a qualquer coisa, e esses valores são atribuídos pelo sujeito que as observa.
    E o objectivismo axiológico afirma que o valor das coisas não dependem de nada e valem por si mesmo e que não sofrem nem acompanham a história dos homens, ou seja, afirma que os objectos têm qualidades próprias, isto é qualidades efectivas.
    Na minha opinião nenhuma destas teorias consegue explicar completamente a natureza dos valores, pois tanto posso atribuir valores a um objecto (qualidade potencial) mas no fundo esse mesmo objecto tem de ter um valor efectivo (qualidade efectiva), por isso acho que deve existir uma outra teoria que consiga conjugar ambas as teorias formando uma só.

    ResponderEliminar
  15. Então se o subjectivismo axiológico defende que os objectos nao têm um valor em si mas que é o Homem que lhes atribui um valor e o objectivismo axiológico defende que todos os objectos possuem um valor e nao são criações do Homem e por isso são valores universais entao eu acho que nenhumas destas teorias defende verdadeiramente a natureza dos valores pois eu acho que elas completam-se de alguma forma.

    ResponderEliminar
  16. O subjectivismo axiológico defende que não existe coisa alguma que possua um valor em si mesmo, cada um pode atribuir o valor que quiser a qualquer coisa, de acordo com a vontade do sujeito e com a sua personalidade.
    O objectivismo axiológico defende que os valores não são criações do homem mas que possuem uma realidade independente do sujeito, ou seja, os objectos possuem um valor em si mesmos.
    Dadas e problematizadas estas duas teorias, continuamos sem saber de onde provém a natureza dos valores e mantém-se uma questão pertinente: São os valores criações do sujeito resultantes da sua relação com o objecto ou são os valores qualidades pertencentes ao objecto sendo assim universais?
    Na minha opinião acho que as duas teorias estão interligadas, ou seja, complementam-se uma á outra porque em ambas as teorias estão coisas certas, como o valor que o objecto tem em si e o valor que um sujeito lhe atribui. Mas mesmo assim acho que ainda falta algo para completar a junção destas duas teorias. O que é certo é que estamos sempre a valorar e ao valorarmos estamos sempre a dar um valor de qualidade potencial ou efectiva, a qualidade potencial diz respeito às preferências do sujeito e a qualidade efectica pertence ao objecto em si. Sendo assim, como já disse, não acho nenhuma das teorias a mais certa para explicar a natureza dos valores, mas talvez um pouco mais que as duas teorias conjugadas.

    Alexandra Almeida

    ResponderEliminar
  17. Os valores, na minha opinião, não pertecem ao Subjectivismo axiológico ou ao Objectivismo axiológico, pois segundo a minha opinião deviria existir um termo intermédio para defender um pouco das duas teorias.
    As duas teorias podem explicar inteiramente a natureza dos valores, mas não cada uma em separado, provavelmente as duas teorias explicadas em conjunto poderão explicar a natureza dos valores.

    David Mealha nº 11

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...