J.
Hessen, Teria do Conhecimento
A posição filosófica
segundo a qual a razão tem um papel preponderante na aquisição de conhecimento.
O racionalismo é assim o oposto do EMPIRISMO. Tal como existem
versões radicais de empirismo que negam à razão qualquer papel na aquisição de
conhecimento, também as versões mais radicais de racionalismo negam aos
sentidos qualquer papel na aquisição de conhecimento. Contudo, ao passo que
ainda hoje em dia há quem defenda posições empiristas radicais, as posições
racionalistas radicais só foram populares na Grécia antiga. As versões mais
moderadas de racionalismo defendem que tanto a razão como os sentidos são
fontes substanciais de aquisição de conhecimento. Há que não confundir a ideia
de que podemos adquirir conhecimento a priori acerca do mundo
com a ideia de que o conhecimento não seria possível sem termos experiência do
mundo. Uma coisa é como adquirimos os conceitos relevantes usados na formulação
das nossas crenças acerca do mundo, os quais podem ser adquiridos através da
experiência; outra coisa é saber se, na posse dos conceitos relevantes, podemos
ou não saber coisas acerca do mundo sem recorrer à experiência. Por exemplo, o
facto de termos adquirido os conceitos de azul e de vermelho através da
experiência perceptiva não nos impede de saber a priori que um
objecto todo vermelho não pode ser azul.
Não se deve
confundir as posições racionalistas tradicionais com a defesa de uma capacidade
racional de intuição responsável pelo nosso conhecimento a
priori. Por exemplo, como sabemos que ou chove ou não chove? Porque
num certo sentido podemos "ver" através da nossa intuição racional
que isso é verdade. Os primeiros grandes filósofos racionalistas foram DESCARTES, LEIBNIZ e ESPINOSA. As
posições racionalistas foram praticamente rejeitadas durante o séc. XIX com a
descoberta de geometrias não-euclidianas. Graças ao trabalho de filósofos como
Thomas Nagel (n. 1937) e Laurence Bonjour (n. 1943) o racionalismo volta a
estar hoje na ordem do dia.
2. Num
sentido mais geral, o racionalismo é a ideia de que só racionalmente podemos
chegar às verdades acerca do mundo. Tanto a experiência como a razão são
métodos racionais de aquisição de conhecimento, por oposição aos processos
místicos, como a fé ou a revelação divina.
Dicionário Escolar de Filosofia, Plátano
Editora: http://www.defnarede.com/r.html
interessante, gostei
ResponderEliminarE muito interessante, gostei da esplanacao.
ResponderEliminarexplanação*
EliminarGostei
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