quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Visita de Estudo







No dia 16 de Fevereiro a turma realizou uma visita de estudo ao Museu Nacional de Teatro e à Assembleia da República, no âmbito das Disciplinas de Formação Cívica, Português e Filosofia.


7 comentários:

  1. Gostei bastante do Museu do Teatro, tendo a guia contribuído imenso para que apreciássemos realmente o que lá estava exposto. É verdade que não continha muito material actual mas é sempre de louvar aprendermos mais sobre a nossa própria cultura, o nosso antigo teatro que já foi algo bem importante em Portugal.
    Quanto à visita à Assembleia da República, foram minuciosos quanto ao que levávamos para dentro do edifício. Fiquei espantada com a beleza daquele lugar, adorei o espaço que nunca tinha imaginado tão lindo, isto, em contraste com o que achei da política discutida em si. No início ainda pude acompanhar o assunto das Novas Oportunidades que tinha sido lançado pelo PS, depois fora complicado compreender sobre o que falavam pelo meio do palavreado técnico. Sempre pensei que fosse um lugar onde todos se ouviam atentamente, silenciosamente, mas muitos dos deputados falavam entre si, riam-se, criavam um grande burburinho pelo qual fomos culpados a dada altura. Também se distraiam com os computadores, na internet, que cada um tinha no seu lugar na assembleia: pude ver sites de receita, jornais... Pelo menos agora tenho a noção da realidade, ao contrário de quando ouvia pequenas partes de debates no telejornal.

    Sara Vigário nº23

    ResponderEliminar
  2. Achei interessante o museu do teatro, a guia explicou bastante bem o conteúdo que estava exposto, apesar da não ter muita informação sobre o tema.
    Em relação à Assembleia da República, penso que foi importante para sabermos como realmente funciona, nunca pensei que os deputados falassem uns com os outros sobre assuntos que não interessam no debate, distraiam-se bastante a falar uns com os outros e nos computadores, cada um a ver o que quisesse como jornais, facebook...através do barulho que criavam não pude perceber o assunto do debate.


    João Jorge nº10

    ResponderEliminar
  3. Esta foi uma das visitas que fiz que mais contribuiu para a minha cultura geral e para o conhecimento da minha sociedade. Gostei de conhecer o Museu Nacional do Teatro,apesar de estar com a minha expectativa mais elevada. Fui confrontada com a realidade na Assembleia da República, de uma forma directa e frontal. A minha ideia anterior, relativamente à atitude dos deputados na Assembleia, foi brutalmente "assassinada". Nunca pensei que os deputados dialogassem tão alto nem que se insultassem daquela maneira. Talvez seja devido a isto que a governação do nosso país tenha falhado. Gostei de ficar com uma ideia de como é trabalhar na Assemblia nos dias de hoje.

    Maria Carvalho 10º A Nº16

    ResponderEliminar
  4. O museu do teatro foi bastante interessante. Gostei de saber a história dos teatros, e como os dramaturgos tinham um trabalho extremamente mais difícil que os actuais, visto terem de criar uma história à volta de um personagem que só podia ser representado por um determinado actor. Foi uma boa manhã, embora o conteúdo do museu não fosse muito extenso, era bastante interessante e as informações que nos foram dadas pela guia contribuíram muito para sabermos como eram os teatros antigamente.
    A visita à Assembleia da República foi interessante também. Nunca lá tinha estado e é de facto um local bonito. Como disse a Sara, eles foram bastante restritivos ao que podíamos levar para dentro da Assembleia, coisa que eu nunca imaginaria ser necessário ao ponto de não podermos levar nem moedas nos bolsos. Embora já tivesse ouvido falar que os deputados navegam muito pela internet enquanto os debates ocorrem, não pensei que fosse tal o seu desinteresse. Vi variados políticos a fazer pesquisas que nada tinham a ver com o debate, a conversar entre si e a rir. Apesar disso gostei de ver o sistema dos debates, como o tempo que tinham para lançar os temas, e as trocas de argumentos entre os "opositores".

    André Filipe 10ºA Nº27

    ResponderEliminar
  5. O museu do teatro agradou-me, achei interessante mas um pouco "incompleto", visto que podia ter muito mais conteudo. Na assembleia, o que mais gostei foi sem duvida ver a maior parte dos deputados no facebook, entre outros sites. Mas sem duvida os melhores momentos foram passados no autocarro, onde todos nos divertimos. Numa apreciação geral diria que foi interessante e produtiva, visto que deu para perceber o "trabalho" dos politicos deste pais.

    Pedro Jesus 10ºA Nº19

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito de ir ao museu do teatro, ficamos a "conhecer" atores que foram bastante conhecidos na sua altura, e vimos também fotos de atores conhecidos de todos nós como a Alexandra Lencastre. Gostei da forma como a nossa guia nos falou desses mesmo atores pois ela foi muito prática e versátil o que nos fez perceber o que nos disse sem perder-mos o interesse.
    NÃO Gostei de estar uma hora em frente á assembleia da républica ao frio á espera de entrar. Mas gostei de ir á assembleia da républica pois sem dúvida que eu estava muito bem enganada quanto ao que se passa lá. Pois vi que o que vêmos na televisão é uma grande fachada. NA televisão vêmos os deputados a discutir uns com os outros e a trabalhar, e quando chegamos lá, vemos 15 deputados no facebook, um a ler um jornal desportivo, outra a vêr-se a si própria no Youtube, outra ainda a ler livros de receitas tudo isto enquanto o nosso Ministro da Economia falava. tenho muita pena que seja assim que o futuro do nosso país esteja a ser decidido num momento de crise como este. E acho que os objetivos da visita de estudo foram completamente cumpridos, pois sem duvida que agora percebemos o que é o trabalho de quem decide o futuro de todos nós.

    catarina barral, nº5 10º A

    ResponderEliminar
  7. No museu: guia espetacular, muita informação e a arte não era atual
    Na assembleia: espaço belo, entrada restringida, politicos que não fazem nenhum, muito barulho por parte dos politicos
    Geral: a visita foi boa, gostei de confraternizar com os colegas da outra turma e de ver a arte e a politica em Portugal.
    Cláudia Alexandra, nº6 10ºA

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...