“De onde vimos? O que somos? Para onde vamos?”, Gaugin
Ao longo desta nova etapa da minha vida de estudante, a Filosofia revelou-se uma disciplina muito importante visto que me tem proporcionado uma nova “visão” relativamente à vida, ao ser humano e ao mundo que o rodeia. O ser humano define-se pela consciência de si próprio e do mundo que o rodeia, pelas dimensões do pensamento e da acção. E enquanto ser consciente procura a compreensão e o sentido da realidade e da existência.
A aprendizagem da filosofia permitiu-me desenvolver novas competências, permitiu-me aprender a não tomar como certo o que me é apresentado mas pensar sobre os conceitos, a pensar criticamente e a argumentar.
A filosofia é uma nova disciplina, com métodos diferentes das restantes que cria conflitos entre as nossas ideias feitas e o que nos é ensinado, nos leva a pensar de forma autónoma e crítica, contribuindo para um desenvolvimento cognitivo (que se demonstrou no final do ano).
Assim, o contributo da filosofia para o meu desenvolvimento, enquanto ser humano, foi relevante permitindo-me aprofundar as minhas reflexões, tendo efeitos na construção da minha personalidade.
Carolina Silva
Esta nova disciplina foi uma boa experiência pois contribuiu para o meu desenvolvimento como pessoa e levou-me a questionar-me e a reflectir sobre questões e problemas. Esta disciplina desenvolveu o meu espírito crítico, fez-me aprofundar matérias e compreender as várias perspectivas em relação um mesmo problema ou tema.
Alexandra Almeida
A Filosofia como nova disciplina foi uma óptima experiência, este ano lectivo. Com ela aprendi (e estou a aprender) novos modos de pensar, novas formas de ver a vida, de formular e pensar sobre os problemas. Esta disciplina contribuiu imenso para o desenvolvimento das minhas capacidades, contribuiu para a minha formação pessoal. Aprendi a questionar o que parece óbvio e a abrir-me a diferentes perspectivas e culturas…
Ana Filipa
Através da filosofia consegui perceber melhor problemas e perspectivas sobre a vida e sobre as coisas, construir as minhas próprias ideias e desenvolver argumentos para as defender.
Maria Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário