segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bem Vindos à Filosofia




Bem vindo à Filosofia. Para alguns de vocês, será a disciplina mais prática que irão estudar na escola.
Porquê dizer tal coisa? Não tem a filosofia a reputação de não ser prática? Não é abstrata e teórica – precisamente o oposto de prático?

A filosofia pode ser abstrata e teórica. Mas o estudo da filosofia pode ser prático, na medida em que afeta o que fazemos com a nossa vida. Isto porque as abstrações ou teorias dizem respeito aos conceitos e valores básicos com os quais enfrentamos a experiência.


Os seres humanos fazem coisas por razões. Queremos certas coisas, e acreditamos que agir de certas maneiras nos dá essas coisas. Assim, agimos. As pedras não agem por razões, mas nós agimos. Isso faz parte do que faz de nós seres humanos. Os nossos desejos e crenças fornecem-nos essas razões. Os valores e conceitos são os tijolos dos desejos e das crenças. Assim, os nossos valores e conceitos desempenham um papel muito importante na determinação do que fazemos e do que somos.
Os seres humanos também refletem e criticam as razões em função das quais fazemos coisas. Teremos boas razões para as nossas razões? Por que razão queremos o que queremos? Por que razão acreditamos no que acreditamos?
Ter a capacidade de refletir sobre as nossas razões é outra coisa que faz de nós seres humanos. (…)


                                            John Perry, Sobre o Estudo da Filosofia, Trad. Desidério Murcho

- Explica por que razões o estudo da filosofia afeta o que fazemos com a nossa vida.
- Justifica a última afirmação do texto.

7 comentários:

  1. Tudo o que fazemos na vida tem uma razão.
    A forma como agimos no nosso quotidiano, o que pretendemos alcançar no futuro ou no presente depende bastante de nós mesmos.
    Com isto, torna-se extremamente importante entendermos a maneira como funcionamos e o que podemos fazer para melhorar a nossa vida.
    Os nossos valores e conceitos constroem quem somos e é por isso importante o que a filosofia nos ensina: a refletir sobre os mesmos, a questionarmo-nos sobre a vida.
    Tendo estudado as questões filosóficas, tendo chegado a conclusões, é tempo de as colocarmos em prática em todos os momentos da nossa vida.
    Supondo que tenho a possibilidade de manipular facilmente um amigo para este me comprar um delicioso chocolate: devo fazê-lo? Quero realmente fazê-lo? Só questionando-me posso chegar a uma conclusão, e é neste espaço entre o pensamento e a ação que a filosofia me pode ajudar.
    A filosofia ensina-nos a alcançar a nossa própria liberdade, a sermos cidadãos, a sermos mais do que pessoas dependentes do senso comum, ensina-nos a chegar mais alto.
    O ser humano é o único animal que tem consciência da própria morte, que reflete sobre os seus atos, e é por isso mesmo que distingue do resto dos animais: o conseguirmos chegar mais além; sermos capazes de nos desenvolver e de melhorar.

    ResponderEliminar
  2. O estudo da filosofia faz-nos alcançar um nível onde superamos o "conhecimento a nível geral", onde pensamos que algo é dessa forma porque isto ou aquilo.
    Faz-nos parar e pensar um pouco, o porquê de algo ser desta forma e não daquela, porque é que é assim, e o que o faz ser assim.
    Sem o estudo da filosofia, nós seríamos iguais uns aos outros, sem uma razão e forma de pensar própria, apegados a uma realidade falsa, dizendo que isto é desta forma porque Deus assim o fez.
    A filosofia diferencia-nos, dá-nos uma personalidade, ensina-nos a não ser iguais aos outros mas a ter a nossa própria forma de pensar.

    O ser humano é o único ser vivo que tem consciência de quando morre, que pode refletir nas ações que faz. Uma capacidade que só o ser humano possui. Se o ser humano tentar, pode arranjar as próprias falhas, tornando-se num ser quase "perfeito", tendo ainda defeitos, pois a perfeição não existe, pois o defeito de ser perfeito é não ter defeitos.

    Ricardo Mendes, 10º A, nº23

    ResponderEliminar
  3. O estudo da filosofia interfere com a nossa vida porque a partir do momento que começamos a estudá-la começamos a pensar sobre o que nos rodeia. Sobre o porquê de tudo. Começamos a pensar pela nossa própria cabeça e decidir o que queremos fazer, pois, aos poucos, vamos desenvolvendo o nosso espírito crítico. O estudo da filosofia faz com que pensemos para além do senso comum.
    Decidir sobre as nossas razões e ações é uma capacidade inteiramente humana. Só os seres humanos é que têm consciência do que fazem. Só eles pensam. É uma qualidade somente nossa.

    ResponderEliminar
  4. A nossa vida começa a ser afetada a partir do momento em que começamos a estudar a filosofia. Começamos a ver/e pensar no que realmente está em volta de nós, levando também a desenvolver a capacidade de raciocinar perante a certas perguntas da vida.
    O único que tem a capacidade de ter consciências sobre as suas próprias ações, é o ser humano, capaz de saber escolher o que é melhor para si.

    ResponderEliminar
  5. A filosofia é, muitas vezes, a base da nossa vida. A filosofia faz-nos questionar acerca da vida em geral, e também de nós próprios.
    Dá-nos respostas, a perguntas que por vezes temos medo de fazer, e que, maior parte das vezes, influencia-nos enquanto seres humanos, enquanto seres racionais.
    Quando começamos a abordar os temas que englobam a Filosofia, percebemos melhor o que é a vida em si, o que queremos ser, o que somos, se o que fazemos,
    é realmente uma acção ou é instintivo.
    A reflexão, o racíocinio, é uma das coisas que nos distingue enquanto seres humanos, pois temos capacidade de optar, escolher, ponderar, ou deliberar as nossas acções,
    pois conseguimo-nos aperceber do errado e do certo, do bom e do mau.

    ResponderEliminar
  6. A filosofia é uma disciplina que vai além do senso comum. Faz questões que interessam a toda a humanidade. As nossas escolhas, atitudes dependem de cada um de nós, dos nossos valores, das nossas crenças. Mas na realidade, quando pensamos o porquê da nossa escolha, ficamos sem saber , ou apenas dizemos que é o que deve ser feito. Mas o que será mesmo correto ? A filosofia é mesmo isso, faz-nos questionar as nossas crenças, as nossas escolhas, o porquê de tudo o que nos rodeia e sobretudo ajuda-nos a superar as nossas questões, a compreender o mundo à nossa volta. A filosofia reflete-se no nosso quotidiano, em várias situações, até naquelas em que queremos fazer uma simples escolha.
    Os seres humanos são a única espécie racional que consegue ter o seu próprio raciocínio, fazer as suas próprias escolhas, questionar-se e aperceber-se do que se passa à sua volta .

    ResponderEliminar
  7. O estudo da filosofia afeta o que fazemos com a nossa vida, pois aprendemos a ver, e acabamos por ter, outras perspetivas sobre tudo à nossa volta; sobre a vida. Por exemplo: a nossa maneira de pensar a comparar com a dos outros, as diferentes opiniões de cada um, diferentes crenças, diferentes atitudes perante várias situações, etc...
    Faz de nós seres humanos, podermos pensar sobre as nossas razões, pois se não pensássemos sobre elas, pensaríamos sobre o quê? Basicamente, é nas nossas razões em que nos baseamos e acho que sem elas não teríamos qualquer tipo de pensamento com sentido!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...