domingo, 4 de março de 2012

A escolha de Sofia





Uma mulher polaca, com os seus dois filhos é presa num campo de concentração de Auschwitz. Os nazis colocam-na perante um terrível dilema: um dos filhos pode ser poupado à câmara de gaz mas tem de ser ela a escolher. Obrigada, acaba por escolher. Salva o seu filho mais velho e sacrifica a filha mais nova e mais frágil. Decidiu assim porque pensou que sendo o filho mais forte, tinha mais probabilidades de resistir e sobreviver nas duras condições do campo de concentração.

Avalia a escolha de Sofia segundo o ponto de vista utilitarista?

6 comentários:

  1. Ao escolher o filho mais velho, até se justificando com a sua maior probabilidade de viver, está a praticar uma acção moral segundo o utilitarismo. Apesar das repercussões por ter de escolher a morte de um à morte de outro, são duas pessoas - a mãe e o filho - beneficiadas e um - a filha - prejudicada; E segundo o utilitarismo a acção que trouxer mais felicidade a todos envolvidos, maior felicidade que infelicidade, é uma acção moral.

    Sara Vigário nº23

    ResponderEliminar
  2. Duas pessoas são beneficiadas (Mãe e o filho) e apenas uma prejudicada(filha) logo é uma acção moral porque o utilitarismo diz que as consequências da acção que trouxer maior felicidade nas pessoas que estão envolvidas e bem-estar de pessoas que por ela são afectadas é considerada uma acção moral

    João Jorge nº10

    ResponderEliminar
  3. Segundo Stuart-Mill "uma acção é moralmente correta se proporcionar a maior felicidade ou bem estar possível para as pessoas que por ela são afectadas". Neste caso, a mãe não estaria totalmente feliz pois teria perdido alguém que lhe era muito especial e o filho mais velho também não estaria completamente feliz, logo essa acção não proporciona a maior felicidade das pessoas que nela estão envolvidas, por isso não é uma acção moralmente correta.

    Felícia Cordeiro nº9

    ResponderEliminar
  4. Apesar de a mãe salvar um filho e também poder salvar a sua vida, obviamente que não estará feliz pois tem que escolher entre um filho e outro filho.
    Segundo a lógica da mãe, o filho mais velho é mais capaz de lidar com as condições que lhe eram fornecidas do que a filha mais nova, logo concordo com a sua escolha.
    Mas segundo Stuart Mill, uma ação é moralmente correta se proporcionar a maior felicidade a todas as pessoas que estão envolvidas nessa ação.
    Se a mãe não está feliz e a sua filha também não, esta ação não é uma ação moralmente correta.

    Nuno Arranja nº18

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que é uma acção moralmente correta,pois Stuart Mill diz que uma acção moralmente correta é aquela que proporciona uma maior felicidade, para a mãe a maior felicidade era não ter de escolher entre nenhum dos filhos, mas não tinha escolha teve de escolher um , então escolheu o mais velhos pois este teria maior possibilidade de sobreviver, pois a mãe já que sabia que ia perder um dos filhos , escolheu o mais forte para ter uma maior possibilidade de não vir a perder os dois.
    É preciso ter muita coragem para fazer o que esta mãe fez.
    João Santos nº 11

    ResponderEliminar
  6. Esta ação não é utilitarista, pois segundo Stuart uma ação é moralmente correta quando traz para um maior número de pessoas envolvidas na ação felicidade (maior felicidade). Neste caso temos três pessoas 'infelizes' ,a mãe fica triste por ter de optar e ter de morrer um dos seus filhos, o seu filho fica triste porque a sua irma morreu em vez dele e a filha como é claro que fica infeliz.
    Cláudia Alexandra, nº6 10ºA

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...