sexta-feira, 29 de abril de 2011

Experiência da contemplação de uma imagem



Pietá de Michelangelo


Pietá de El Greco


Pietá de Rubens


Pietá de Paula Rego


Contempla as imagens aqui apresentadas.
Comenta uma delas (tema, sentimentos que exprimem as figuras, elementos ou aspectos da imagem que justifiquem esses sentimentos).
Aprecia esteticamente a imagem: refere-te à emoção que ela te suscita expressando-a  num juízo estético.

13 comentários:

  1. Uma Pietá é uma imagem de Virgem Maria com Jesus Cristo morte nos braços após ter sido crucificado.
    Pietá de Paula Rego
    Um tema possível para está pietá poderá ser a Morte de Jesus Cristo.
    Está pintura tem aspectos muito interessantes como as expressões no rosto tanto de Virgem Maria como de Jesus Cristo que podem ser caracterizados como dor, tristeza e até uma certa angustia mas também podemos nos deparar com um aspecto muito interessante, Paula Rego ao pintar está pietá não o fez de uma forma digamos muito realista isto porque Paula Rego pintou Virgem e Cristo em forma de crianças, ou seja, penso que Paula Rego tentou fugir um pouco a arte como imitação e tentou meter mais na pintura não o realismo mas sim os seus sentimentos, as suas expressões….

    ResponderEliminar
  2. Pietá de El Greco.Esta pietá tem como tema a morte de cristo.Esta figura exprime sentimentos como: tristeza,dor,sofrimento,angustia... pois como podemos observar,cristo tem um corpo morto,as faces daqueles que o rodeiam exprimem sofrimento,angustia e tristeza ao verem cristo sem vida. Através de cores escuras também é um forma de exprimir sentimentos. Como podemos ver esta figura está em grande parte pintada a cores escuras como podemos ver no céu, assim dando uma ideia de sofrimento e dor.

    ResponderEliminar
  3. Pietá de Michelangelo é sem sombra de dúvida uma belíssima obra de arte!
    Após a apreciação da obra, são soscitados, pessoalmente, sentimentos melancólicos.
    Difícil é imaginar a dor de Virgem Maria, suportando em seus braços alguém tão próximo como o seu filho, já sem vida. Absolutamente um acto nobre e fiel, digno de ser global e eternamente reconhecido.

    ResponderEliminar
  4. Pietá de Michelangelo:
    tem como tema a morte de Cristo, esta figura transmite como sentimentos, a dor, tristeza, sofrimento, angustia.
    ao observar esta imagem, vejo uma diferença de tonalidades entre Cristo e a sua mãe Maria. Maria na imagem está de olhos fechados a segurar no seu filho. Cristo está completamente caído, sem mobilidade, tem o corpo caído, sem vida ...

    A pietá de Paula Rego , é sem dúvida uma bela obra de arte, pois com as cores que tem ajuda-nos a entede-la de uma forma melhor, também ela tem como tema a morte de Cristo. Tristeza e sofrimento indicam os sentimentos de Maria. O ceú cinzento e repleto de nuvens dá-nos a entender o luto que Maria carrega as costas, aquela dor de ver o filho morto nos seus braços.

    ResponderEliminar
  5. Pietá de Michelangelo -
    Tive o prazer de poder contemplar esta obra de arte "pessoalmente". É uma obra que retrata o sentimento de perda, a dor, a angústia por parte da Virgem bem como retrata o sofrimento de Cristo pelo massacre sofrido.
    É uma obra bastante realista, que atenda aos pormenores ( até mesmo aos mais pequenos ). É uma obra proporcional na sua inteira construção.
    Pessoalmente é uma obra que me agrada, não tanto pelo significado ( porque me considero um mau apreciador de arte ) mas sim pela dificuldade, técnica e talento que requer construir uma obra destas. No entanto, e tendo em conta a minha humilde apreciação, considero esta obra, uma obra sublime...

    Assinado: Luís Costa

    ResponderEliminar
  6. Pietá de Michel Angelo

    Relativamente a esta obra de arte, pode-se dizer que o tema representado é Jesus morto nos braços de Maria. Esta pintura expressa sentimentos relativos a dor, mágoa e sofrimento da parte de Maria, mas aparentemente não mostra sinais de desespero perante a morte do seu próprio filho, o que não é normal num acontecimento trágico como este. Em relação a Jesus, pela expressividade da sua cara e do seu corpo aparenta estar caído, morto…
    Ao contemplar a piéta de Michel Angelo, acho a imagem bastante interessante em termos de expressividade das figuras nela representada e dos pormenores com que foi feita a escultura, pois a face de Maria expressa os sentimentos que referi anteriormente e a expressão de Jesus suscita-me alguns sentimentos de tristeza perante a forma como o acontecimento está representado. Apesar de na realidade esta escultura nos proporcionar uma outra dimensão e contexto diferentes, esta imagem também nos pode suscitar algum prazer, mas de certa forma que vista esta escultura em dimensões reais que influenciaria a nossa apreciação.

    Alexandra Almeida

    ResponderEliminar
  7. Pietá de Paula Rego:
    É uma obra grandiosa. O tema desta obra é o sacrificio de Cristo pela humanidade.
    O cinzento do céu representa perfeitamente o que Maria sente no momento, tristeza e dor preenchem a pintura. Uma coisa que me chamou á atenção foi o facto de Maria e Cristo estarem representados como crianças - mostram-nos a simplicidade de Maria pois ela era do povo, não tinha trajes como na escultura de michaelangelo.
    Ver uma mãe com o corpo inerte do seu filho nos seu braços não me transmite nem mais nem menos que tristeza e desespero... é uma obra de arte bela mas deprimente...

    César Fontinha

    ResponderEliminar
  8. Após contemplação do pietá de Rubens, é possível afirmar que este quadro suscita sentimentos relacionados com a morte de Cristo, porém não se relaciona apenas com a cena bíblica, ou seja, reproduz sentimentos como a dor, a perda, o tormento e o sofrimento.
    Esta imagem é bastante pormenorizada, é possível reparar nas caras de tristeza, de mágoa, dos sujeitos que rodeiam o corpo de Cristo, em especial, de quem com palidez o carrega nos seus braços, com um olhar direccionado para os céus como se a questionar a decisão de Deus em desespero; o corpo mal tratado de Cristo, com um olhar sem vida e uma posição que transmite imobilidade; a forma como a roupa transmite uma ideia de fluidez.
    Pessoalmente esta pintura transmite perda, no entanto, retrata-a de forma bela.

    ResponderEliminar
  9. O tema é possivelmente a morte de Cristo.
    Os sentimentos que a figura expressa são de dor, sofrimento, angústia e tristeza.
    Ao observar a figura vejo sofrimento no rosto de Maria enquanto segura o cadáver de seu filho.
    Reparo nas mãos de Maria estendidas como sinal de lamentação. Os detalhes físicos que me chamam atenção é que eles estão em um lugar fechado, as mãos e pés de Cristo estão furados e seu corpo está maltratado em sinal da tortura que passou antes de falecer.

    Telmo N.

    ResponderEliminar
  10. Na minha opinião a pietá mais bela é a pietá de Michel Angelo, é uma autêntica obra de arte... A pietá de Michel Angelo diferencia-se de todas as outras pietás em cima representadas porque todas as outras pietás são pintadas na tela e a pietá de Michel Angelo é uma escultura, o que na minha opinião faz sobressair os mais pequenos pormenores e traços físicos. Esta pietá suscita-me emoções de dor e tristeza, porque representa a morte de cristo e a sua mãe com o seu filho já morto no colo, as figuras transferem sentimentos de amargura, dor mas também alguma serenidade. Para mim esta pietá é uma verdadeira obra de arte.

    ResponderEliminar
  11. Eu escolho o quadro ‘pietá de El Grego’. Este quadro representa a morte de Jesus Cristo. El grego tenta mostrar a palidez daqueles que rodeiam o morto, contrastando tudo com o tom de pele das pessoas. Outra coisa que me despertou para este quadro foi a presença de um 4º personagem, um homem que olha Jesus com um tanto interesse, eu acho que este personagem é a morte. Este quadro esteticamente faz-me sentir infelicidade.

    ResponderEliminar
  12. Para mim a pietá de Rubens, expressa muito bem, os sentimentos presentes no momento da morte de Cristo.
    Esta é uma imagem muito pormenorizada e impressionante. Ela suscita-me diversos sentimentos e emoções ao ver Cristo morto após ter sido retirado da cruz. Espelha também a dor da sua mãe Maria e os seus discípulos quando se confrontam com a sua morte.
    Nesta imagem Maria está com uma pele cadavérica como Cristo, olhando para os céus tentando receber um sinal a explicar a razão da morte de Cristo, apoiando-o nos seus braços. Este está apoiado numa pedra coberta com palha para não danificar mais o seu corpo.
    Evidencia a Lealdade, a tristeza, a dor, a indignação e a fealdade dos seus discípulos.
    Para mim esta é uma grande imagem, na minha opinião o pintor consegue combinar a tristeza, a desolação… com a lealdade e o amor de mãe e dos discípulos.
    Para mim esta é uma grande obra de arte!

    ResponderEliminar
  13. Pietá de Paula Rego
    Todas as pietás transmitem uma mensagem, dor, sofrimento pela perda de Jesus. As pietás têm a ver com a morte de Jesus Cristo nos braços da Virgem Maria mas também podem ter "outras pessoas" nesses 2 lugares como é o caso da pietá de Paula Rego mas sem nunca sair do verdadeiro significado de uma Pietá, que apresenta significar dor por parte de uma mãe por ter perdido um filho, como no caso da Virgem, este é o meu ponto de vista.
    Pietá de Paula Rego, a que me agrada mais destas aqui apresentadas pois observa-se criatividade, algo diferente de todos os outros objectos estéticos, obras de arte.
    Suscita mágoa por parte da mãe, dor, sofrimento quando agarra seu filho nos braços olhando no céu com enorme desgosto, vê-se o filho como morte por parte de maus tratos, massacre...
    Paula Rego interpreta Virgem e Cristo de outra maneira, interpreta como uma outra mãe sofrendo a dor da perda do filho, uma pintura não muito realista mas que se refere a todas as Pietás clássicas de Jesus Cristo e Virgem Maria.

    --
    MAlmeida

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...