sábado, 2 de julho de 2011

FINAL DE ANO - A Disciplina de Filosofia




“De onde vimos? O que somos? Para onde vamos?”, Gaugin

Ao longo desta nova etapa da minha vida de estudante, a Filosofia revelou-se uma disciplina muito importante visto que me tem proporcionado uma nova “visão” relativamente à vida, ao ser humano e ao mundo que o rodeia. O ser humano define-se pela consciência de si próprio e do mundo que o rodeia, pelas dimensões do pensamento e da acção. E enquanto ser consciente procura a compreensão e o sentido da realidade e da existência.
A aprendizagem da filosofia permitiu-me desenvolver novas competências, permitiu-me aprender a não tomar como certo o que me é apresentado mas pensar sobre os conceitos, a pensar criticamente e a argumentar.
A filosofia é uma nova disciplina, com métodos diferentes das restantes que cria conflitos entre as nossas ideias feitas e o que nos é ensinado, nos leva a pensar de forma autónoma e crítica, contribuindo para um desenvolvimento cognitivo (que se demonstrou no final do ano).
Assim, o contributo da filosofia para o meu desenvolvimento, enquanto ser humano, foi  relevante permitindo-me aprofundar as minhas reflexões, tendo efeitos na construção da minha personalidade.
                                                                                                                           Carolina Silva





 Esta nova disciplina foi uma boa experiência pois contribuiu para o meu desenvolvimento como pessoa e levou-me a questionar-me e a reflectir sobre questões e problemas. Esta disciplina desenvolveu o meu espírito crítico, fez-me aprofundar matérias e compreender as várias perspectivas em relação um mesmo problema ou tema.

                                                                                                        Alexandra Almeida

A Filosofia como nova disciplina foi uma óptima experiência, este ano lectivo. Com ela aprendi (e estou a aprender) novos modos de pensar, novas formas de ver a vida, de formular e pensar sobre os problemas. Esta disciplina contribuiu imenso para o desenvolvimento das minhas capacidades, contribuiu para a minha formação pessoal. Aprendi a questionar o que parece óbvio e a abrir-me a diferentes perspectivas e culturas…

                                                                                                            Ana Filipa

Através da filosofia consegui perceber melhor problemas e perspectivas sobre a vida e sobre as coisas, construir as minhas próprias ideias e desenvolver argumentos para as defender.

                                                                                                              Maria Ana

FINAL DE ANO - Os temas preferidos da turma





Um dos temas que mais gostei foi, na introdução inicial à disciplina, a abordagem a Platão. Foi importante para compreender a necessidade de questionar e destruir as ideias feitas do senso comum e percorrer o árduo caminho para abandonar a ignorância na construção do conhecimento.
                                                                                                                 Raquel Morgado

O tema que mais gostei de tratar foi a Acção Humana, especificamente a Ética, pelas questões que coloca ao nível da universalidade dos valores. Penso que a reflexão sobre estas questões e a compreensão das várias perspectivas me desenvolveram enquanto pessoa.

                                                                                                                  Alexandra Almeida

O tema que mais gostei de estudar foi a estética porque fez com que eu percepcionasse os objectos estéticos com “outros olhos” na medida em que desenvolvi a capacidade de apreciar uma obra de arte, procuro analisar elementos como o tema, as formas, cores, materiais, as intenções do artista…

                                                                                                                       Marisa Lourenço


FINAL DO ANO - Os Filósofos preferidos







(…) senti-me fascinado pelas teorias de Kant, não só pela sua clareza e pela universalidade dos seus princípios, mas, sobretudo, por ser um filósofo que preocupou com todas as dimensões do ser humano, a ética, a estética e o conhecimento que vamos estudar para o ano.
                                                                                                                            
                                                                                                                    Ruben Guerreiro


O meu filósofo preferido foi, sem dúvida, Kant. Penso que o Imperativo Categórico tem toda actualidade, enquanto princípio de acção, porque embora muitas vezes não possa ser cumprido, deve ser uma referência a seguir por todos os seres humanos.

                                                                                                                          Raquel Morgado


Gostei muito de Stuart Mill porque foi o filósofo que mais me fez pensar. A concepção  consequencialista e o critério de “utilidade” exigem que se aprofunde a interpretação do que se entende por “as melhores consequências para os envolvidos”, que nos confrontemos com as dificuldades da  previsão das consequências e que encaremos algumas permissões que contrariam o que estamos habituados a considerar como dever,  na forma como são resolvidas algumas situações e dilemas morais.
                                                                                                                         Vanessa Crujo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...