Boa Vontade
‒
A boa vontade é a única coisa boa em
si mesma.
- É algo que tem valor
intrínseco.
- É a única coisa que
tem valor incondicional, ou seja, é boa em todas e quaisquer
condições ou circunstâncias (outras coisas valiosas, como a coragem e
inteligência, não têm valor incondicional).
‒
A boa vontade é a vontade de agir por dever,
isto é, com a intenção de cumprir o dever por dever, sem ser movida por
inclinações ou interesses.
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A boa vontade é a única coisa boa em
si mesma.
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A boa vontade é a vontade de agir por dever,
isto é, com a intenção de cumprir o dever por dever, sem ser movida por
inclinações ou interesses.
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Texto: Boa vontade
Neste mundo
e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como
bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma Boa Vontade. Discernimento,
argúcia de espírito, capacidade de julgar e como quer que possam chamar-se os
demais talentos do espírito, ou ainda coragem, decisão, constância de
propósito, como qualidades do temperamento, são sem dúvida a muitos respeitos
coisas boas a desejáveis; mas também podem tornar-se extremamente más e
prejudiciais se a Vontade, que haja de fazer uso destes dons naturais e cuja
constituição particular por isso se chama carácter não for Boa.
O mesmo
acontece com os dons da fortuna. Poder, riqueza, honra, mesmo a saúde e todo
o bem-estar e contentamento com a sua sorte, sob o nome de felicidade dão
ânimo que muitas vezes por isso mesmo desanda em soberba, se não existir
também a boa vontade que corrija a sua influência sobre a alma e juntamente
todo o princípio de agir e lhe dê utilidade geral; isto sem mencionar o facto
de que um espectador razoável e imparcial, em face da prosperidade
ininterrupta duma pessoa a quem não adorna nenhum traço duma pura e boa
vontade, nunca poderá sentir satisfação, e assim a Boa Vontade parece
constituir a condição indispensável do próprio facto de sermos dignos da
felicidade.
[…]
A boa
vontade não é boa por aquilo que se promove ou realiza, pela aptidão para
alcançar qualquer finalidade proposta, mas tão-somente pelo querer, isto é,
em si mesma, e, considerada em si mesma, deve ser avaliada em grau muito mais
alto do que tudo o que por se intermédio possa ser alcançado em proveito de
qualquer inclinação, ou mesmo, se quiser, da soma de todas as
inclinações.
Kant, Fundamentação
da Metafísica dos Costumes
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