sábado, 11 de junho de 2011

Problemas do Mundo Contemporâneo - A Responsabilidade Ecológica






A ecologia está mundializada. Esta é a mais preocupante das revoluções (...). A ecologia é, segundo a tradição, o conjunto de regras de adaptação do homem ao seu meio de vida. Ora, os acontecimentos mundiais, sem fronteira, sem limite e talvez sem refúgio, vêm alterar esta ordem mais fina e mais localizada dos homens e das coisas. A catástrofe nuclear de Tchernobyl lança sobre a Europa uma núvem radioactiva cujos efeitos obedecem a leis que não se circunscrevem às do espaço imediato. Os gases poluentes criam por cima das grandes cidades ameaças para a saúde dos mais fracos. A epidemia da Sida, aparece não sabemos onde, estendendo-se aos cinco continentes, antes que a medicina mais avançada tenha tido tempo de descobrir a sua cura.
Isto não passa de exemplos. Mas as ameaças ecológicas mudaram de escala, tornaram-se mais planetárias do que locais ou regionais, mais meteorológicas ou biológicas nos seus suportes, e as angústias que as acompanham são na mesma escala (...)
                                                                                                       Armand Frémond

10 comentários:

  1. Ao longo dos anos, o Homem, ao querer explorar, progredir e lucrar cada vez mais, não mostrou inteligência e responsabilidade suficientes quanto à preservação da Natureza.
    A sociedade serve-se da Natureza para seu uso próprio. No entanto não somos capazes de garantir uma necessidade escassa, o que nos leva a que vivermos dependentes da própria natureza transformando-nos em seres urbanos e irresponsáveis no que toca à preservação destas necessidades.
    A conservação do nosso planeta depende de todos nós, temos de ser responsáveis na medida em que tomamos consciência dos nossos actos e resolvê-los de cabeça erguida. Se andamos a maltratar o planeta então chegou a altura de o papel se inverter.
    Se nada for feito, os problemas do planeta irão triplicar e, no futuro, será praticamente impossível remedir o que foi feito no passado.
    Ruben guerreiro

    ResponderEliminar
  2. A situação actual deve-se ao facto de o Homem cada vez querer mais e melhor e não pensar na Natureza mas sim em si mesmo, como espécie dominante, ignorando e mal-tratando tudo aquilo que não contribui ou não faz qualquer diferença ao seu desenvolvimento. Dependemos da Natureza pois é nela que habitamos. Sem Natureza, não há Homem. Há que conservar o nosso planeta, tomando consciência e responsabilidade dos nossos actos e tentar melhora-los. É um facto que, se nada for feito nos próximos anos, então o Homem como espécie e todas as espécies que habitam no planeta estarão no caminho definitivo para a extinção.

    ResponderEliminar
  3. É de facto triste e preocupante, que estando o nosso planeta no que se pode chamar a meia-idade, já nos estejamos a deparar com enormes problemas a nível ecológico... O nosso planeta é um planeta único, com características únicas. Este mesmo planeta é, até agora o único que contém vida, humana. Atrevo-me a dizer que é talvez esta última "característica" do nosso planeta, que nos levou até ao ponto em que estamos agora. O HOMEM é o grande causador do estado do nosso planeta actualmente. O HOMEM, devido à sua evolução, foi criando formas diferentes de se adaptar ao meio, ao sei meio envolvente. Por forma de adaptação entenda-se, um conjunto de processos físicos de "moldagem" do nosso planeta em função das necessidades humanas. Como referido anteriormente, com o tempo, o HOMEM desenvolveu diferentes capacidades de adaptação ao meio. Ao longo desses mesmos anos, ocorreram diferentes evoluções mas, essencialmente evoluções ao nível da tecnologia. O HOMEM evoluí, bem como a tecnologia - par a par. A evolução da tecnologia, torna a vida humana, deveras bem mais facilitada, contudo provoca grandes danos no nosso planeta. Ora vejamos:
    Com o passar dos anos, foram-se fabricando carros, cada vez mais rápidos, potentes, espaçosos etc - no entanto esses mesmos carros, pelo facto de possuírem tais características, contribuem em grande parte para o aumento das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera; este vai por sua vez contribuir para o aumento do efeito de estufa, que por sua vez mais impedir que parte da radiação proveniente do sol possa ser reflectida para fora da atmosfera. Isto provocará o aumento da temperatura média da Terra em pelo menos 3ºC. Pode parecer pouco, mas será talvez o suficiente para deixarmos de distinguir a Primavera do Verão. Esses mesmo 3ºC a mais da temperatura média da Terra, poderão provocar o degelo de diversas zonas polares do nosso planeta ( algo que já acontece ). Este degelo provocará a subida do nível médio da água do mar, que a longo prazo poderá provocar inundações cada vez mais frequentes e catastróficas.
    Como foi possível perceber ( com um exemplo extremista)mas que a longo prazo pode vir-se a confirmar a sua veracidade, apenas a partir da evolução mecânica do automóvel, chegamos a inundações consecutivas e catastróficas, incompatíveis com a existência humana.Cabe portanto ao HOMEM, tentar minimizar estes danos. Com simples gestos, poderemos estar a contribuir para a permanência da vida humana na Terra. Não podemos, pelo senso comum, pensar que a Terra estará nas mínimas condições durante a minha permanência e que poderei desfrutar a minha vida nela... Temos que pensar, não enquanto um individuo singular, mas sim como um grupo, uma comunidade, devemos, temos que pensar enquanto Humanidade; podendo assegurar a vida de mais gerações.
    "Não contribua para o extermínio ecológico".



    Luís Costa

    ResponderEliminar
  4. Claro que, de vez em quando, os problemas ambientais se agravam devido a causas naturais, mas também existem problemas que se vão agravando cada vez mais devido à acção humana.
    Enquanto seres humanos e racionais somos responsáveis pela Natureza.
    No entanto, o planeta revela sinais de desequilíbrio em consequência da intervenção humana e consumo excessivo dos recursos naturais.
    As alterações climáticas e a inadequada utilização de recursos hídricos têm conduzido a efeitos catastróficos relevantes à saúde humana e ao ambiente.
    O futuro dos seres humanos depende da capacidade de resposta do Homem face aos problemas ecológicos.
    O Homem tem de mudar a sua forma de agir perante o Mundo, pois tem de agir de uma maneira mais sustentável para que as próximas gerações consigam desfrutar/usufruir tanto quanto necessário dos recursos disponíveis da Terra.
    Devemos “Procurar deixar o mundo um pouco melhor do que aquele que o encontraste”.

    ResponderEliminar
  5. Actualmente, podemos considerar que o nosso planeta está a perder cada vez mais e mais depressa as suas características naturais. Enquanto seres humanos e racionais que somos, devemos ser responsáveis pela Natureza e preservá-la, mas com a consequente evolução do Homem, por exemplo na industrialização, origina-se a degradação da biodiversidade, pondo em risco o equilíbrio ecológico. Cada vez mais a actividade humana intervém no planeta e consome excessivamente os recursos naturais, o que provoca sinais de desiquilíbrio na Terra.
    A sociedade está constantemente a servir-se da Natureza apenas por interesses materiais, os quais estam-se a virar contra nós, como por exemplo as alterações climáticas, a forte dependência de combustíveis fósseis, a inadequada utilização dos recursos hídricos, etc, que nos têm conduzido a efeitos catastróficos relevantes à saúde humana e ao ambiente.
    O Homem, devido ao mau uso dos recursos naturais, agora está a ter as consequências provocadas por esse mesmo mau uso, consequências essas que se estão a revelar cada vez mais.
    Temos de nos mentalizar que a Terra é de todos e zelar pela nossa sobrevivência, como também da das gerações futuras, e assumir a responsabilidade de construir um mundo melhor e deixá-lo em melhor estado do que o encontrámos.

    Alexandra Almeida

    ResponderEliminar
  6. Ao longo dos milhares de anos, o ser humano, um ser curioso por natureza, atreveu-se a desenvolver e a trabalhar o meio em que se encontrava.

    Este processo de descoberta, desenvolvimento e evolução, trouxe inúmeras vantagens para a humanidade, avanços nos campos de ciência, medicina entre outros, salvando vidas humanas incalculáveis, porém, devido ao excesso, ao exagero e á ganância, simultaneamente possibilitou o domínio e consequente destruição da Natureza.

    Em relação a problemas com origem humana como a poluição, excesso de população, escassez de água etc. é necessário reflectir e alertar outros sobre as consequências problemáticas que afectarão as futuras gerações, alterando hábitos maliciosos e pensamentos antiquados.

    Apesar de ser importante manter o planeta terra intacto, a espécie humana necessita de sobreviver, como tal, é fundamental encontrar-se o equilíbrio entre a natureza e o Homem de forma a coexistirem pacificamente.
    Assim, é vital que cada humano, cada pessoa, cada cidadão, faça um pequeno esforço no seu dia-a-dia para que esta situação mundial melhore. De acordo com a perspectiva de Hans: “Age de tal modo que os efeitos da tua acção sejam compatíveis com a permanência duma vida humana autêntica na Terra”. Ou seja, todos devemos possuir esta moral baseada na responsabilidade, em que todos temos que preservar e transmitir às gerações futuras uma terra onde a vida possa ser vivida com autenticidade.

    ResponderEliminar
  7. No âmbito social, o indivíduo não tem mais o controle sobre os efeitos intencionais e colaterais de sua acção e isso é tão mais verdadeiro quanto mais complexa é a sociedade.
    Os países julgam que não estão fazendo nada de errado em perseguirem metas de crescimento cada vez mais altas. Os cidadãos, por sua vez, acham que não estão fazendo nada de errado ao irem de carro para o trabalho ou em aumentar o seu padrão de consumo, produzindo mais lixo em um mês do que seus avós produziam em um ano inteiro.
    Segundo a filosofia a responsabilidade da moral de hoje em dia refere-se apenas às acções do indivíduo, deixando de lado as acções sistémicas (governos, mercados, empresas, etc.), cujas decisões afetam muito mais os rumos da sociedade e da vida no planeta.
    Ter responsabilidade não é pensar só em nós mas sim pensar também nos outros (nas gerações futura), para que o ser humano tenho uma boa qualidade

    ----------------
    Gustavo Dias nº15

    ResponderEliminar
  8. O Homem ao querer avançar e desfrutar sempre mais, como na melhoria da sua qualidade de vida, desleixou-se a nível da Natureza, pois explorou em larga escala os recursos naturais, ou seja, a responsabilidade ecológica tornou-se cada vez menos importante para ele. O que está a levar cada vez mais a um esgotamento dos recursos, um aumento dos resíduos não biodegradáveis, à contaminação do ar, da água e dos solos, à eliminação de florestas, à extinção de espécies, à concentração urbana, à acentuação do fosso entre países ricos e pobres e à distracção pelo consumo. O planeta tem de ser conservado e só nos cabe a nós fazê-lo, portanto antes de mais temos que assumir a nossa responsabilidade individual e político-social para salvar o nosso plantes, e transformar as nossas atitudes, com o objectivo de o conservarmos.
    Maria Ana, nº 19

    ResponderEliminar
  9. O ser humanos ao longo dos anos tem-se vindo a desenvolver e a explorar o meio que o rodeia, com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida sem se importarem com a Natureza. A falta de consciência ecológica levou a uma super exploração da Natureza. Embora o Homem saber que tem que preservar a Natureza também sabe que precisa dela para viver, ou seja, tem que se arranjar um modo para que haja um equilíbrio nestes dois aspectos. Para que tal aconteça temos que tomar consciência e sermos responsáveis quanto à Natureza, no sentido em mudarmos as nossas atitudes com a finalidade de protegermos e preservarmos o nosso planeta Terra.
    David Francisco, nº10

    ResponderEliminar
  10. O problema que se encontra hoje no nosso planeta não é do presente mas sim do passado. No desenrolar dos anos, o homem tem vindo a mostrar atitudes impróprias para com a natureza pois ao querer explorar e servir-se da natureza para si, não mostrou responsabilidade suficiente em relação à sua preservação.
    A população serve-se da Natureza para seu uso próprio, sem pensar nas consequências, isto é, o sujeito não pensa no futuro e vai se servindo e abusando da Natureza.
    Para haver vida na terra, tem de existir Natureza, e com este abuso vão faltar recursos necessários para a população.
    A conservação do nosso planeta depende de um mundo inteiro disposto a ajudar, isto é, disposto a mudar o que se tem feito até hoje, com vontade de resolver os problemas cometidos pela irresponsabilidade do homem, tomando consciência dos actos realizados no passado.
    Se estes problemas não forem resolvidos, irão sofrer enormes e mais drásticas mudanças na nossa Natureza, sendo reflectidas no futuro.

    --
    MAlmeida

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...