sábado, 20 de novembro de 2010

A ACÇÃO HUMANA


“O que é a acção e o que é agir? Um movimento corporal não é nem pouco mais ou menos o mesmo que acção; não é o mesmo “estar a andar” que “ir dar um passeio”. De maneira que as perguntas vitais que a seguir temos de tentar responder são: que significa agir? O que é uma acção humana e como é  que se diferencia dos outros movimentos que outros seres fazem, bem como de outros gestos que os humanos também fazem. Não será ilusão ou um preconceito imaginar que somos capazes de verdadeiras acções e não de simples reacções diante do que nos rodeia, nos influencia e nos constitui? (...)
A verdade é que existe uma diferença entre o que simplesmente me acontece, o que faço sem me dar conta e sem querer (...), o que faço sem me dar conta mas segundo uma rotina adquirida voluntariamente e o que faço apercebendo-me e querendo (...). Parece que a palavra “acção” apenas convém à última destas possibilidades. É evidente que ainda existem outros gestos difíceis de classificar mas que, à partida, parecem qualquer coisa menos acções: por exemplo, fechar os olhos e levantar o braço quando alguém me atira qualquer coisa à cara ou procurar algo a que me agarrar quando estou quase a cair. Não, decididamente uma acção é apenas o que não teria feito se não tivesse querido fazê-lo: chamo acção a um acto voluntário."
                                                                                                            Savater

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...