Angus Mac Bean
A perspetiva, o
enquadramento, a desfocagem, o instantâneo, o efeito de profundidade de campo
são outros tantos contributos da fotografia para a pintura Toulouse Lautrec,
Degas, Seurat, para citar apenas estes, provam-no nas suas telas.
A utilização da
fotografia para criar formas abstractas a partir da natureza – grandes planos
das cascas de árvores, líquenes nas rochas, chapas oxidadas, paredes e muros
decrépitos, fendas no macadame – favoreceu a inclusão de uma certa forma de abstracção
na pintura.
Inversamente, novas
correntes pictóricas contribuem para uma nova forma de ver. O cubismo influencia bastante Alvin Langdon
Coburn (1882-1966) nas suas vortographs, em que jogos de espelhos de compõem a
realidade em vários planos, um pouco como o caleidoscópio, e Angus Mac Bean
(nascido em 1904), que sobrepõe nos seus retratos perspectivas de frente, de
perfil e de três quartos.
Pierre-Jean Amar, História da Fotografia, edições 70, pp
90
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