quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A influência recíproca da pintura e da fotografia


Angus Mac Bean

A perspetiva, o enquadramento, a desfocagem, o instantâneo, o efeito de profundidade de campo são outros tantos contributos da fotografia para a pintura Toulouse Lautrec, Degas, Seurat, para citar apenas estes, provam-no nas suas telas.



A utilização da fotografia para criar formas abstractas a partir da natureza – grandes planos das cascas de árvores, líquenes nas rochas, chapas oxidadas, paredes e muros decrépitos, fendas no macadame – favoreceu a inclusão de uma certa forma de abstracção na pintura.
Inversamente, novas correntes pictóricas contribuem para uma nova forma de ver.  O cubismo influencia bastante Alvin Langdon Coburn (1882-1966) nas suas vortographs, em que jogos de espelhos de compõem a realidade em vários planos, um pouco como o caleidoscópio, e Angus Mac Bean (nascido em 1904), que sobrepõe nos seus retratos perspectivas de frente, de perfil e de três quartos.


                                                     Pierre-Jean Amar, História da Fotografia, edições 70, pp 90 

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