terça-feira, 30 de abril de 2013

Como procede o cientista para conhecer a realidade?




O salmão prateado nasce nas correntes frias do noroeste do Oceano Pacífico. O pequeno peixe nada até ao Pacífico Sul, onde poderá passar até cinco anos para atingir a maturidade física e sexual. Em seguida, em resposta a algum estímulo desconhecido, volta às correntes frias para desovar. Acompanhando o roteiro do peixe, descobre-se um facto curioso. Ele volta, quase sempre, precisamente ao seu local de origem. Eis aqui um facto-problema que pede explicação. Como é possível que o peixe identifique exactamente o lugar onde nasceu, depois de tantos anos e de percorrer tão longa distância?
Uma das hipóteses sugeridas para explicar o retorno foi a de que o salmão descobre o caminho de volta reconhecendo objectos que identificou durante a primeira viagem. Se esta hipótese estivesse correcta, então, vendando os olhos do salmão, ele não conseguiria voltar. Daí temos:
H1: o salmão utiliza apenas os estímulos visuais para encontrar o seu caminho de volta.
Consequência preditiva: o salmão x, com os olhos vendados, não será capaz de voltar.

 Suponha-se que o salmão x, com os olhos vendados, encontre o seu caminho de volta. O resultado dessa experiência falseia a hipótese. Por outro lado, suponha-se que o peixe com os olhos vendados não encontre o caminho de volta. Este resultado seria capaz de verificar, assegurar a verdade da hipótese do estímulo visual? Não. Apenas podemos afirmar que o resultado experimental apoiou a hipótese.(...)
As experiências realizadas para testar a predição da hipótese acima revelaram que todos os salmões com os olhos vendados conseguiram voltar ao seu lugar de origem, o que desconfirma a hipótese.

Nova hipótese foi apresentada para explicar o fenómeno. Desta vez pelo Dr. Hasler da Universidade de Wisconsin, EUA, que formulou a hipótese de que o salmão conseguiu voltar ao seu lugar de origem identificando o caminho pelo olfacto. Se a hipótese fosse verdadeira, bloqueado o olfacto do salmão, ele seria incapaz de identificar o caminho de volta. Daí segue-se
H2: o salmão identifica o caminho pelo olfacto.
Predição: bloqueado o olfacto, o peixe não será capaz de identificar o caminho.

Para efectuar o teste da hipótese, o Dr. Hasler realizou experiências com salmões que haviam tido o olfacto bloqueado. Os peixes não conseguiram voltar. Esse resultado confirmou a hipótese.”

                            Leónidas,  H. Iniciação à lógica e à metodologia das ciências


1- Qual o método usado pelo investigador?
2- Qual o problema com  que o investigador se confrontou?
3- Formule a hipótese que o investigador sugeriu.
4- Que consequências preditivas se inferiram da hipótese?
5- Como submeter as consequências a verificação/experimentação, a fim de confirmar ou refutar a hipótese?
5- Quais os momentos fundamentais deste método?




2 comentários:

  1. 1- Metodo hipotetico dedutivo.
    2- Como é que o salmão consegue identificar exatamente o seu local de nascimento depois de tantos anos?
    3- A primeira hipótese que o investigador colocou foi a do salmão utilizar apenas os seus estímulos visuais para encontrar o seu caminho de volta.
    Na segunda hipótese o investigador diz-nos que o salmão identifica o caminho pelo alfacto.
    4-
    Hipótese 1:
    Consequência preditiva: o salmão x, com os olhos vendados, não será capaz de voltar.
    Hipótese 2:
    Consequência preditiva: bloqueado o olfacto, o peixe não será capaz de identificar o caminho.
    5- As experiencias realizadas para testar a hipótese 1foram fracassadas, visto que todos os salmões com os olhos vendados conseguiram voltar ao seu local de origem.
    Enquanto na hipótese 2 realizou-se experiências com salmões que haviam tido o seu alfacto bloqueado, no qual todos conseguiram voltar, confirmando assim esta hipótese.
    6- Os momentos fundamentais deste método são: formulação de uma hipótese; Dedução de consequências preditivas da hipótese; Submissão das consequências a provas experimentais e a conclusão

    João Jorge Nº25 11ºA

    ResponderEliminar
  2. 1- O método utilizado foi o método hipotético dedutivo.
    2- O investigador confrontou-se com a questão de como é que o salmão consegue identificar o exato local do seu nascimento depois de tanto tempo?
    3-O investigador sugeriu a hipótese de o salmão utilizar apenas as suas capacidades visuais para encontrar o seu caminho de volta.
    Na segunda hipótese o investigador diz-nos que o salmão identifica o caminho através do cheiro, ou seja, o olfato.
    4- As hipoteses foram:
    Hipótese 1:
    Consequência preditiva: diz-nos que o salmão, com os olhos vendados, não encontra o caminho de volta.
    Hipótese 2:
    Consequência preditiva: diz-nos que se bloquear-mos o olfacto, o peixe não será capaz de identificar o caminho.
    5- As experiências realizadas para testar a hipótese a primeira hipótese foram inconclusivas, visto que todos os salmões com os olhos vendados conseguiram voltar ao local.
    Já na segunda hipótese, foram realizadas várias experiencias com salmões que haviam tido o seu olfacto tapado,e chegou-se a conclusão que todos conseguiram voltar, confirmando assim esta hipótese.
    6- Os momentos fundamentais deste método são: formulação de uma hipótese; Dedução de consequências da hipótese; Colocar as consequências a provas experimentais e por fim a conclusão.

    Bruno Leitão 11ºA

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...