Renoir
O princípio da maior felicidade
Texto 1: - O Fundamento da moralidade
A doutrina que aceita a utilidade, ou princípio da maior felicidade, como fundamento da moralidade, defende que as ações são corretas na medida em que tendem a promover a felicidade, e incorretas na medida em que tendem a gerar o contrário da felicidade. Por felicidade entendemos o prazer, e a ausência de dor; por infelicidade, a dor, e a privação de prazer.
Stuart Mill, Utilitarismo
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Texto 2: - A maior felicidade geral
Tenho de repetir, uma vez mais, que a felicidade que constitui o padrão utilitarista do que está correto na conduta não é a própria felicidade do agente, mas a de todos os envolvidos [. . . ]. O utilitarismo exige que o agente seja tão estreitamente imparcial entre a sua própria felicidade e a dos outros como um espectador desinteressado e benevolente.
Mill, Utilitarismo
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Texto 3: O valor moral das ações
O motivo nada tem a ver com a moralidade da ação, embora tenha muito a ver com o valor do agente. Quem salva um semelhante de se afogar faz o que está moralmente correto, quer o seu motivo seja o dever, ou a esperança de ser pago pelo seu incómodo.
Mill, Utilitarismo
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Questões:
1. Qual o fundamento da moral, segundo Mill?
2. Em que consiste o princípio da maior felicidade?
3. O princípio da maior felicidade refere-se apenas à felicidade do agente? Justifique.
4. O que entende Mill por felicidade?
5. O utilitarismo de Mill é um consequencialismo. Porquê?
6. Compare, a partir do texto 3, o critério de moralidade em Kant com o critério de moralidade em Mill.
6. Compare, a partir do texto 3, o critério de moralidade em Kant com o critério de moralidade em Mill.
Utilitarismo de Mill
Princípio da maior Felicidade
As ações são corretas na medida em que tendem a promover a felicidade e incorretas na medida em que tendem a gerar o contrário da felicidade.
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Bem último:
(a única coisa intrinsecamente boa):
Felicidade
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A ação correta:
É a ação que, entre as alternativas possíveis, produz melhores consequências (uma maior felicidade geral).
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Maior felicidade geral:
Está em causa não apenas a felicidade do agente, mas a felicidade de todos os seres sencientes (animais humanos e não humanos), envolvidos na ação.
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Hedonismo:
A felicidade consiste no prazer e ausência de dor.
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