quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O cinema em Filosofia

Vamos ver o filme "A Corda" de Alfred Hitchcock
A exploração filosófica deste filme é sugerida/proposta num blogue muito interessante



Dois amigos estrangulam um colega de curso, para estimularem o seu intelecto, e depois organizam uma festa para a família e amigos da vítima - com o corpo escondido dentro de um baú que estão a utilizar como mesa de buffet. À medida que os assassinos começam com conversas sobre cometer o "crime perfeito", o seu amigo professor começa a ficar cada vez mais desconfiado. Antes da noite acabar, o professor irá descobrir a maneira como os seus estudantes transformaram as suas teorias académicas em realidade arrepiante.


Comenta o filme que visionaste na perspectiva da sua abordagem filosófica.
Como avaliamos o acto de Brandon e Philip de acordo com as diferentes teorias relativas à questão da universalidade dos Juízos morais?

9 comentários:

  1. No filme “ A Corda” conseguimos encontrar duas teorias relativas à universalidade dos juízos morais:
    - O Relativismo Moral e o Subjectivismo Moral.
    Ambas se encontram inter-ligadas no filme, pois partiu dos sujeitos (Brandon e Philip) fazerem o homicídio, mas como conseguimos observar a meio do filme o professor de filosofia fala em que se deve matar se houver uma razão ou algo que sustente essa acção, afirma também que parte dos padrões da sociedade em que o sujeito se encontra.
    Não consigo chegar ao certo a uma conclusão mas em minha opinião, nenhuma destas teorias se encontra correcta neste contexto.

    --
    MAlmeida

    ResponderEliminar
  2. Comentário de Marisa Lourenço(10ºB):

    Relativamente à universalidade dos juízos morais existem duas teorias principais que se propõem explicar: o subjectivismo moral e o relativismo moral.
    Começando pelo subjectivismo moral, este defende que os juízos morais são relativos a cada sujeito. Logo, se todas as outras personagens do filme fossem defensoras do subjectivismo moral, não haveria oposição à morte do David, pois segundo esta teoria “cada pessoa faz o que quer” e uma pessoa não pode considerar um acto, de outra pessoa, errado, pois o que pode estar certo ou errado para essa pessoa pode não estar certo ou errado para a outra.
    Relativamente ao relativismo moral, os juízos morais dependem da sociedade em que estão inseridos, ou seja, todos os indivíduos de uma determinada sociedade defendem o mesmo. Logo se todas as outras personagens do filme fossem defensoras do relativismo moral, poderia haver ou não oposição à morte de David consoante os juízos morais de cada sociedade. Se a sociedade em que se encontram inseridos defendesse que o acto de matar está errado, claro que haveria oposição à morte de David. Mas se a sociedade defendesse que não é errado matar, não poderia haver oposição à sua morte.

    ResponderEliminar
  3. Existem duas teorias que explicam a universalidade dos juízos morais, o subjectivismo e objectivismo moral. O subjectivismo moral defende que os juízos morais são relativos a cada sujeito, que não existem juízos universais, logo cada sujeito tem o seu critério. Avaliando o acto de Brandon e Philip segundo esta teoria, este acto seria moralmente correcto pois o critério de moralidade depende de cada sujeito e assim sendo cada semelhante poderá agir segundo a sua consciência. O relativismo moral defende que os juízos morais diferem de sociedade para sociedade, logo o critério de valoração de um juízo moral é o critério da sociedade onde este foi realizado. Avaliando esta teoria segundo o relativismo moral o acto seria moralmente incorrecto pois a sociedade onde os agentes ( Brandon e Philip ) se encontram inseridos não aceita homicídio como um acto correcto e é até arduamente punido no plano legal da moral. Bruno Alves

    ResponderEliminar
  4. O filme “ A Corda “ aborda duas teorias que dizem respeito à questão da universalidade dos juízos morais, a teoria Relativista Moral Cultural e a teoria Subjectivista Moral Cultural.
    A teoria Relativista Moral Cultural diz que os juízos morais variam de sociedade para sociedade ou seja uma acção e moralmente correcta se esta for aceite pela sociedade. Avaliando o acto de “Brandon e Philip” em relação a esta teoria, o seu acto é errado pois matar uma pessoa é moralmente incorrecto segundo esta sociedade.
    Já a teoria Subjectivista Moral Cultural diz que os juízos morais variam de sujeito para sujeito, isto quer dizer que esta teoria nega qualquer tipo de questão em relação a uma acção, uma acção é correcta se o sujeito o achar. Avaliando o acto de “Brandon e Philip” com a teoria não podíamos questionar nada, pois o que está certo depende de sujeito para sujeito.

    ResponderEliminar
  5. As diferentes teorias relativas à questão da universalidade dos juízos morais são o subjectivismo moral e o objectivismo moral.
    O subjectivismo moral é a teoria que defende que os juízos morais têm valor de verdade, mas não são objectivos e que as afirmações acerca do bem e do mal, embora sejam um facto moral, dependem dos sujeitos que as fazem, por isso são subjectivas. Avaliando o acto de Brandon e Philip de acordo com esta teoria, o acto que estes praticaram seria moralmente correcto, visto que cada sujeito age conforme a sua consciência.
    O objectivismo moral é a teoria que defende que os juízos morais não dependem da perspectiva do sujeito que as avalia, defende que existem valores absolutos universais e imperativos que se impõem a toda a humanidade. Ao avaliarmos o acto de Brandon e Philip segundo esta teoria, o acto que estes praticaram poderia ser moralmente correcto ou incorrecto, ou seja, isto dependia do que a sociedade em que estivessem inseridos apoiasse relativamente à prática do mesmo.
    Mas na sociedade em que Brandon e Philip se encontram no filme, o professor é objectivista e não subjectivista como os seus alunos, então o acto que estes praticaram é moralmente incorrecto porque naquela sociedade não é correcto matar.

    Alexandra Almeida

    ResponderEliminar
  6. neste filme que visionámos, existem duas teorias que são a teoria Relativista Moral Cultural e a teoria Subjectivista Moral Cultural.
    a teoria RMC defende que os juízos morais variam de sociedade para sociedade ou seja uma acção e moralmente correcta se esta for aceite pela sociedade, já a teoria subjectivista moral cultural defende que os juízos morais são relativos a cada sujeito e que cada individuo é responsável pelos seus actos, ou seja, as suas acções.
    No filme e avaliando o acto de Brandon e Philip segundo estas teorias, este acto seria moralmente correcto, pois, o critério de moralidade depende de cada sujeito e assim sendo cada individuo poderá agir segundo a sua consciência, segundo o relativismo moral o acto seria moralmente incorrecto pois a sociedade onde os agentes (sujeitos) que neste caso são o Brandon e o Phipip se encontram inseridos não aceite um homicídio como um acto correcto e pelo contrario punido pela legal da lei!

    ResponderEliminar
  7. Este filme aborda duas teorias relativas á questão da universalidade dos juízos morais, a teoria do relativismo moral cultural (RMC) e a teoria do subjectivismo moral cultural.
    O RMC defende que os juízos morais variam com a sociedade, que juízo moral é aquele que, numa sociedade, é aprovado pela maioria.
    O subjectivismo moral cultural afirma que os juízos morais são relativos, não a cada sociedade, mas a cada individuo, tornando o sujeito responsável pelas acções.
    Avaliando o filme segundo estas duas teorias, podemos concluir que o acto matar seria moralmente correcto se tivermos em conta o subjectivismo moral cultural. Como os juízos de moral são relativos a cada sujeito, outros individuos não poderão contestar acções alheias.
    Por outro lado, se tomarmos em conta o RMC este acto seria moralmente incorrecto pois iria contra as normas da sociedade em questão. Foi claramente visível o desprezo, espanto e desgosto dos colegas de philip e brandon quando este tema surgiu.

    César Fontinha

    ResponderEliminar
  8. Para cada teoria existe um problema, as teorias expostas neste filme respondem ao problema relativo á universalidade dos valores.
    Uma das teorias referidas no filme é o relativismo moral, este relativo às sociedades, a um todo. Esta teoria defende que não existe nenhum padrão absoluto, ou seja, que os sistemas de valores diferem de povo em povo; que independentemente das diferenças entre sociedades é necessário que exista tolerância e respeito por todas as culturas; e crítica a tendência para julgar outros povos devido às diferenças em relação aos próprios costumes.
    A outra teoria exposta é o subjectivismo moral, a grande diferença entre estas teorias é o facto de o relativismo moral ser relativo a sociedades e o subjectivismo moral ao sujeito, ou seja, esta teoria defende que os juízos morais são relativos a cada indivíduo.
    Avaliando esta hipótese segundo o subjectivismo moral seria errado punir Brandon e Philip, visto que, todos têm direito a uma diferente hierarquia de valores, mesmo que esta implique pôr em causa a vida de outros indivíduos.
    Segundo o relativismo moral, seria correcto punir severamente Brandon e Philip visto que a sociedade em que estão inseridos não permite esse acto, o homicídio.

    ResponderEliminar
  9. No filme “ A corda” temos uma situação em que dois indivíduos cometem um assassinato para como objectivo de estimular o seu intelecto, ao decorrer da acção encontramos duas teorias que dizem respeito a natureza dos juízos morais sendo elas o subjectivismo moral e o relativismo moral. O homicídio praticado por Brandon e Philip foi cometido pois eles acreditavam na teoria SM que defende o valor de verdade do juízo de moral dependendo sempre da perspectiva do sujeito que faz o juízo, os facto morais desta teoria são subjectivos pois são a expressão dos sentimentos de aprovação ou desaprovação dos sujeitos, como cada sujeito pode, de acordo com a sua consciência, fazer o que bem entender, segue as suas próprias normas, assim a acção de Brandon e Philip não pode ser questionada por ser má ou boa mas sim aceite pois e assim que e interpretado no subjectivismo moral. Por outro lado a outra teoria em questão, o relativismo moral segue que o qual juízos, valores e as normas são relativas a cada sociedade, para o relativista aquilo que e certo ou errado varia de sociedade. O relativismo moral surge como consequência lógia do relativismo cultural, ora a sociedade de Brandon e Philip tinha como norma a proibição de qualquer tipo de assassinatos, assim segundo esta teoria seria totalmente correcto a punição pelo acto cometido, o facto de a teoria SM não ser aceite pela comunidade Brandon e Philip acabaram por receber o que lhes e merecido pela infracção da norma da sua sociedade.

    Ruben Guerreiro nº 25

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...