sábado, 12 de fevereiro de 2011

A escolha de Sofia

Filme - A Escolha de Sofia

Uma mulher polaca, com os seus dois filhos é presa num campo de concentração de Auschwitz. Os nazis colocam-na perante um terrível dilema: um dos filhos pode ser poupado à câmara de gaz mas tem de ser ela a escolher. Obrigada, acaba por escolher. Salva o seu filho mais velho e sacrifica a filha mais nova e mais frágil. Decidiu assim porque pensou que sendo o filho mais forte, tinha mais probabilidades de resistir e sobreviver nas duras condições do campo de concentração.

Avalia a escolha de Sofia segundo o ponto de vista utilitarista?


2 comentários:

  1. Embora não ache uma desição facil eu acho que ela do ponto de vista utilitarista tomou a decisão correta, pois avaliou a situação e percebeu que o filho mais velho iria ter mais hipoteces de sobreviver enquanto a mais nova iria morrer mais tarde ou mais cedo tornando a escolha de salvar a filha mais nova em vão. A mãe avaliou a situação e decidiu que a sua escolha embora injusta foi a mais acertada segundo a teoria utilitarista.

    ResponderEliminar
  2. A teoria utilitarista afirma que a nossa acção rege-se por consequências, tendo como objectivo atingir um maior grau de felicidade possível ao maior número de pessoas em seu redor. Assim Stuart Mill afirma que devemos agir apenas como objectivo de atingir felicidade, este pode agir por um fim, pois poderia trazer beneficio próprio trazendo felicidade, nesta situação ela fez a escolha certa pois o filho mais velho tem melhores condições de sobreviver no campo de concentração, por isso a Sofia tem o um filho vivo por mais tempo do que escolhesse a filha mais nova, os nazis tem alguém para os trabalhos físicos e o próprio filho mais velho ficara igualmente feliz pela sua existência, esta escolha levou a felicidade ao maior numero de pessoas possíveis sendo moralmente correcta segundo Stuart Mill.
    Ruben Guerreiro nº 25

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...